Conexão Amazônica
EDUCAÇÃO

Secretaria de Educação promove encontro formativo para gestores da rede

Publicidade

Encontro acontece de forma virtual nesta terça (07/07) e quarta-feira (08/07)

Os gestores da rede pública estadual estão participando do Encontro Formativo de Gestores, promovido pelo Secretaria de Estado de Educação e Desporto, por meio do Centro de Formação Profissional Padre José Anchieta (Cepan), para se prepararem para o retorno das atividades escolares presenciais, ainda sem data definida. A formação é virtual e pode ser acompanhada pelo aplicativo “Mano”, nesta terça (07/07) e na quarta-feira (08/07).

Publicidade

A formação tem como pauta a reflexão sobre a nova dinâmica de funcionamento da escola após o retorno das atividades escolares, na perspectiva de acolhimento, gestão de liderança e gerenciamento dos protocolos adotados pela Secretaria de Educação.

O secretário de Educação em exercício, Luis Fabian Barbosa, abriu a reunião dando boas-vindas aos mais de 700 profissionais que acompanhavam a transmissão. Barbosa ressaltou o empenho dos gestores no desenvolvimento dos programas iniciados durante a suspensão de aulas presenciais.

“É com muito orgulho que posso dizer que o Amazonas produziu conteúdo para vários municípios do nosso país, conteúdo esse elaborado com o esforço dos nossos professores da rede estadual e dos nossos técnicos do nosso Centro de Mídias. Parabéns a toda a rede, que possibilitou que tudo isso acontecesse. Parabenizo, também, a cada um dos gestores pelo cuidado com os programas ‘Aula em Casa’ e ‘Merenda em Casa’, ao longo desses mais de três meses que se passaram. Vocês foram essenciais”, afirmou o secretário.

“É com muita alegria que recebemos os educadores para esses dois dias de encontro. Esperamos que seja um momento muito profícuo e que, após essas formações, estejamos muito mais preparados para receber nossos 445 mil alunos que logo retornarão às atividades”, emendou Luis Fabian.

A programação vai contar com debates sobre “Competências Socioemocionais: acolhimento e escuta da comunidade escolar”, “Comunicação e interação na ressignificação da gestão escolar democrática” e “Legislação Educacional: o que muda na avaliação da aprendizagem?”.

A diretora do Cepan, Ana Lucena, diz que a programação foi pensada para dar o acolhimento aos gestores e enfatizar como eles devem fazer o acolhimento em suas escolas, dadas as situações de doenças e óbitos vividos pelos alunos e servidores. “Vamos dar ênfase também em algumas competências da gestão, dentre as quais a comunicação e interação, porque entendemos que esse é um momento de muito diálogo com a comunidade por causa dos desafios com o retorno”, ressalta.

Convidados – Para dar as formações, foram convidadas as professoras Lourdes Atiê, da LIV Educacional; Luciana Reis, Antônia Campos, e Maria Zenilda Lima, da Secretaria de Educação; e a sanitarista Josielen Amorim, da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM). O professor Alex Herculano foi o responsável pela apresentação, e a psicóloga Adriana Magalhães fez a acolhida do evento.

FOTOS: Lincoln Ferreira

Publicidade

Leia mais

Mais 6 mil alunos da Prefeitura de Manaus dos 5º e 9º anos participam do primeiro dia do Saeb

elayne

Evento com 2 mil participantes vai propor novas políticas educacionais

elayne

Marketing Digital é o curso mais escolhido na MCampus Comunidade por jovens brasileiros que buscam capacitação 

Daly Ruiz

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais