Conexão Amazônica
SAÚDE

Secretaria de Saúde reúne com órgãos de fiscalização e controle para alinhar critérios de vacinação de trabalhadores da rede

Publicidade

Decisão será tomada nesta sexta-feira (22/01) para que a vacinação retorne pela tarde nas unidades

Em reunião com representantes dos órgãos de fiscalização e controle, na noite desta quinta-feira (21/01), a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) deu continuidade ao trabalho de alinhamento dos critérios para a vacinação dos profissionais e trabalhadores da saúde na rede estadual. A expectativa é de que a imunização contra Covid-19 nos hospitais retorne ainda nesta sexta-feira (22/01) em 27 unidades, após a validação das propostas apresentadas, que deve ser feita ao longo do dia.

Publicidade

A equipe técnica da pasta apresentou aos representantes da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Ministério Público Estadual (MP-AM), Ministério Público Federal (MPF), da Defensoria Pública Estadual (DPE-AM), Defensoria Pública da União (DPU) e do Ministério Público do Trabalho (MPT) critérios baseados em nível de exposição ao vírus e ambientes em que atuam os profissionais.

Neste primeiro momento, somente serão vacinados aqueles que atuam na linha de frente no atendimento de pacientes com Covid-19, já que não há doses de vacina que contemplem todos os profissionais e trabalhadores da saúde. Os demais serão vacinados conforme forem sendo disponibilizados mais lotes do imunizante.

A decisão, e todas as especificidades, será tomada pelos poderes executivos estadual e municipal na Comissão Intergestores Bipartite do Estado do Amazonas (CIB). O trabalho é necessário devido a não especificidade dos grupos prioritários entre os profissionais no Informe Técnico da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19, do MS e a quantidade de doses da vacina recebida.

Com a aprovação, que deve ser feita nesta sexta-feira (22/01), o documento irá orientar gestores das unidades de saúde e Secretaria Municipal de Saúde (Semsa-Manaus) sobre as pessoas que devem ser vacinadas com prioridade nos hospitais, SPAs, UPAs e UBSs.

FOTOS: Lucas Silva/Secom

Publicidade

Leia mais

Redução da quarentena precisa ser acompanhada, diz Conass

elayne

Covid-19: Brasil registra 69,1 mil mortes e 1,75 milhão de casos

elayne

Amazonas registra primeiro caso suspeito de varíola dos macacos

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais