Conexão Amazônica
ECONOMIA

Sedecti apoia ‘Programa Salto’ que irá ‘acelerar’ MEIs em Tefé

Publicidade

Pelo menos 200 Microempreendedores Individuais (MEIs) do município de Tefé (distante 522 quilômetros de Manaus) receberão, gratuitamente, capacitação especializada nos mais diversos segmentos. A iniciativa faz parte do Programa Salto, que é realizado pela Impact Hub – uma rede global de apoio a empreendedores – e conta, no Amazonas, com o apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), além da parceria de viabilização do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Amazonas).

O lançamento do programa aconteceu na última quinta-feira (16) e foi transmitido via live diretamente da sede do Impact Hub Manaus. O evento contou com a presença da secretária executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Tatiana Schor; do prefeito de Tefé, Normando Bessa de Sá; da gestora do Salto no Impact Hub Manaus, Juliana Teles e da diretora técnica do Sebrae Amazonas, Adrianne Antony Gonçalves.

Publicidade

O Programa Salto surgiu em Santa Catarina, em 2017, e já foi realizado em nove cidades daquele estado. A cidade de Tefé será a primeira cidade fora do eixo sul do país a receber o programa de aceleração.

Para a secretária Tatiana Schor, a iniciativa tem enorme importância porque, além de incentivar a economia local, acontece justamente em um momento de pandemia onde os pequenos negócios são os mais prejudicados em todo o País.

“Além do incremento da aceleração para os microempreendedores, existe a necessidade de se criar oportunidade de emprego e renda locais por meio da economia criativa. É nesse sentido que o Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secti/Sedecti, apoia programas como esse. Vale aqui destacar o protagonismo do município de Tefé, que é o primeiro do interior do estado a contar com uma Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia. Estamos muito contentes e vamos continuar apoiando ações como essa”, enfatizou a secretária executiva.

Ela também ressaltou que a parceria com o Sebrae em ações estratégicas para o fortalecimento do sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), no estado, é de extrema importância e que o programa dará um verdadeiro “salto” na inovação empreendedora em Tefé.

Para Juliana Teles, gestora do Programa Salto no Impact Hub Manaus, o protagonismo do escritório do Sebrae de Tefé foi o grande motivador para a escolha do município a participar do programa de aceleração.

“Por todos os resultados obtidos nas edições realizadas pelo Impact Hub Floripa, fizemos uma parceria para operar o Salto no Amazonas e Tefé foi escolhida como a primeira cidade do estado a participar, graças ao esforço do Sebrae Tefé e da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia. Há uma vontade conjunta de apoiar os MEIs, especialmente, nesse momento em que muitos sofreram impacto econômico com a pandemia”, reforçou Juliana.

Em 2019, o programa impactou um total de 589 participantes em oito cidades catarinenses.

Sobre o programa – A metodologia do Salto combina elementos de ponta do mundo das incubadoras e aceleradoras de negócios, com foco no uso das novas mídias e no desenvolvimento profissional e pessoal. Toda técnica é adaptada ao microempreendedor individual, buscando acelerar o seu crescimento de forma sustentável. São três etapas de aceleração – ou “saltos”, na concepção que dá nome ao programa –, com os seguintes temas: 1) Foco no autodesenvolvimento do MEI como empreendedor; 2) Foco no negócio (validação do mercado, modelagem de negócio); e 3) Foco no crescimento (desenvolvimento de planejamento estratégico e metas). Todas as etapas serão realizadas de forma on-line, prezando pela segurança dos participantes.

Para participar, o MEI deve se inscrever pelo site do programa até dia 30 de julho. As vagas são limitadas e para ser aprovado, o interessado deve estar formalizado como MEI e ser do município de Tefé. A sala do empreendedor de Tefé apoiará quem tiver interesse em se formalizar como MEI e também quem precisar de suporte com aseditado inscrições, pois é necessário acesso à internet.

As informações para os microempreendedores tefeenses poderão ser obtidas pelo seguinte contato: Prefeitura Municipal de Tefé – Meyre Barbosa (97) 98100-0233. Já os representantes de outros municípios que tenham interesse em saber como participar do Programa Salto podem entrar em contato por meio do Impact Hub Manaus com a Juliana Teles (92) 98212-2861 ou ainda pelo endereço de e-mail: manaus@impacthub.com.br

Fotos: Divulgação/Sedecti

Publicidade

Leia mais

Aumento da gasolina também causa impacto no preço do etanol

elayne

Trabalhador já pode consultar se tem direito ao abono PIS/Pasep

elayne

Prefeitura de Manaus encerra ‘Semana do Artesanato’ com mais de R$ 29 mil em faturamento aos artesãos

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais