Conexão Amazônica
GERAL

Sedecti participa de reunião sobre programa Amazônia Conectada

Publicidade


A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), por meio da Secretaria Executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), participou de uma reunião sobre o programa Amazônia Conectada com o Exército Brasileiro, juntamente com outros órgãos do Governo do Amazonas.

A reunião aconteceu no 4º Centro de Telemática de Área (CTA) do Comando Militar da Amazônia (CMA), na segunda-feira (17/05), e teve como propósito alinhar ações do programa. Entre os pontos debatidos esteve a assinatura de um acordo de cooperação técnica que será firmado entre o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Administração e Gestão (Sead), e o Exército. A minuta do acordo está sendo elaborada pela Sead em conjunto com o Exército.

O programa acontece no Amazonas em parceria com a Empresa de Processamento de Dados do Amazonas (Prodam), que leva infraestrutura de fibra óptica por cabos subaquáticos nos leitos dos rios da Amazônia. Os avanços na conectividade irão possibilitar a expansão do projeto de Telessaúde da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).

O chefe do Departamento de Extensão Tecnológica e Inovação da Secti, Leonardo Silva, que participou da reunião representando a Sedecti, destacou a importância da expansão da conectividade no estado.

“O acordo que será firmado entre o Exército e o Governo, por intermédio da Sead e Prodam, poderá contribuir de forma significativa com a expansão da conectividade digital no Amazonas. Desse modo, a Sedecti entende que as Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) do estado, bem como as universidades e demais centros tecnológicos e ambientes de inovação, poderão ser impactados diretamente com a chegada da fibra ótica, permitindo o acesso à internet para o desenvolvimento de pesquisas científicas, soluções tecnológicas e na geração de empreendimentos inovadores no interior do estado”, apontou.

Participaram também da reunião o secretário executivo de Gestão de Bens Patrimoniais e Gastos Públicos da Secretaria de Estado de Administração e Gestão (Sead), Fabrício Barbosa, os generais de Divisão, Carlos Dahmer, e de Brigada, Carlos Góes, além do chefe do 4º CTA, tenente-coronel Marcel Carvalho.

O “Amazônia Conectada” está presente em 13 municípios do Amazonas e na zona rural de Manaus, e superou 800 consultas especializadas em menos de sete meses. Segundo o secretário executivo adjunto de Tecnologia da Inovação (Seati) da SES-AM, Francisco Arce, com o avanço da conectividade por fibra óptica, nas unidades de saúde, a meta é ampliar as especialidades médicas do projeto.

FOTOS: Divulgação/SES

Publicidade

Leia mais

Sine Manaus oferta 181 vagas de emprego nesta quarta-feira, 15/3

elayne

Serviço de Telemonitoramento da Prefeitura de Manaus oferece acompanhamento e orientações às vítimas da Covid-19

elayne

Prefeitura leva serviço de limpeza a igarapé que passa por bairros da zona Sul de Manaus

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais