Conexão Amazônica
EDUCAÇÃO

Seduc-AM seleciona primeiros finalistas da quarta edição do Cebac

Publicidade

Iniciaram nesta sexta-feira (04/10) as Etapas Distritais do 4º Circuito de Experimentos de Baixo Custo (Cebac), antecipando outras seis seletivas até a grande final, prevista para novembro

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-AM) deu início nesta sexta-feira (04/10) às Etapas Distritais do 4º Circuito de Experimentos de Baixo Custo (Cebac). A primeira seletiva aconteceu no auditório do Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Gilberto Mestrinho, zona sul de Manaus, e reuniu trabalhos e projetos científicos inscritos sob a Coordenadoria Distrital de Educação (CDE) 2. Ao longo deste mês, serão realizadas ainda outras seis seletivas para a grande final, que acontece entre 22 e 29 de novembro.

Publicidade

Promovido pela Seduc-AM desde 2016, o Cebac tem como objetivo incentivar o desenvolvimento de experimentos de baixo custo de Ciências da Natureza utilizando materiais alternativos – despertando, assim, o interesse científico e a criatividade dos estudantes da rede pública do Amazonas. Neste ano, o Circuito contou com mais de 230 projetos inscritos nas Etapas Distritais – sendo 33 da CDE 2.

Os alunos Guilherme Wagner, de 12 anos, e Gabriel Henrique, 15, foram vencedores na Categoria 1, que engloba trabalhos desenvolvidos por estudantes com necessidades especiais. A dupla, que cursa a 7ª série na Escola Estadual de Tempo Integral (Eeti) Bilíngue Professor Djalma da Cunha Batista, criou um holograma caseiro.

“O holograma é uma espécie de fotografia tridimensional criada pelo húngaro Dennis Gabor, em 1948. Para criarmos o nosso [caseiro], utilizamos apenas uma garrafa pet, uma tesoura e um tablet ou celular”, revelou Guilherme Wagner.

Para executar o projeto, os alunos cortaram as partes superior e central do recipiente – formando uma espécie de funil – e baixaram um aplicativo gratuito de holograma. “Ao ligarmos esse app, botamos a garrafa em cima do celular ou tablet e criamos a ilusão de ótica de que a imagem está dentro do recipiente”, explicou Gabriel Henrique.

Animados com o prêmio conquistado nesta sexta-feira (04/10), os estudantes se dizem ansiosos por representar a CDE 2 na Etapa Final, entre os dias 22 e 29 de novembro. “Foi muito bom participar do Cebac e ser premiado logo na minha primeira vez. O Circuito me apresentou a diversos projetos e experimentos novos que, com certeza, me ajudarão a ter um futuro melhor”, acrescentou Guilherme.

Já Gabriel aproveitou a participação no Cebac para se familiarizar ainda mais com a profissão que deseja seguir: professor de Ciências. “Sou muito curioso e sempre gostei bastante de Ciências. Estar em contato com esses experimentos me ajudou a assimilar melhor a área para quando eu crescer”, concluiu o aluno do Eeti Bilíngue Professor Djalma da Cunha Batista.


Além de Guilherme e Gabriel, classificaram-se para a Etapa Final do Cebac os alunos: Flávia Beatriz dos Santos Pinto e Luan Carlos Collyer da Silva (A imagem invertida), da EE Bom Pastor; Alice Amazonas Farias e Entony dos Santos Meireles (Submarino de garrafa pet), da EE Tiradentes; Eduardo Soares da Silva e Mickael Silva de Oliveira (Bioplástico de amido), da EE Leopoldo Neves; Gideão Ramos Almeida e Pedro Enrique de Oliveira Cantuario (O tubo em ‘u’ misterioso), do Ceti Gilberto Mestrinho; Gabriel Bento da Silva (Helicóptero caseiro), da EE Antonio Lucena Bittencourt; e Elias Lobo de Jesus e Nelson Geraldo Aquino de Carvalho (Capturando CO2), da EE Profª Ondina de Paula Ribeiro.

Expectativa – Para o coordenador distrital da CDE 2, Emanuel Soares, a quarta edição do Cebac foi uma das melhores até agora – em termos de organização e projetos. “Neste ano, nossos estudantes e professores tiveram mais tempo para elaborar os seus trabalhos. Com esse período mais amplo, a organização e a elaboração dos projetos ganharam bastante em qualidade”, afirmou o coordenador distrital.

Ele destacou, ainda, a importância do Circuito para a formação dos alunos da rede estadual do Amazonas. “É [de uma importância] gigantesca, porque tira o estudante da parte teórica e o leva para a prática, fazendo com que eles aprendam mais. Pelo que vi dos projetos que venceram a nossa Etapa Distrital, estou bastante esperançoso para a grande final. São trabalhos muito bons que, com certeza, representarão muito bem a CDE 2”, finalizou Emanuel Soares.

Etapas – O Cebac é dividido em três etapas: a primeira foi o lançamento, que aconteceu em agosto, e consistiu na realização dos experimentos nas próprias escolas. De 1º a 31 de outubro, a segunda fase selecionará as melhores invenções no nível distrital/regional. Por fim, de 22 a 29 de novembro, serão escolhidos os grandes campeões da quarta edição do Cebac. Os vencedores serão agraciados com troféus, medalhas e certificados de participação.

FOTOS: Divulgação/Seduc-AM

Publicidade

Leia mais

Pioneiras em feira de ciências, INFS incentivam o pensamento científico de crianças e adolescentes

Daly Ruiz

Secretaria de Educação seleciona 106 projetos que incentivam o uso de tecnologia nas escolas

elayne

Rede municipal de ensino tem mais de 100 projetos científicos aprovados pela Fapeam

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais