Conexão Amazônica
SAÚDE

Segunda edição do Circuito Saúde da Mulher promove atendimentos na Clínica da Família Antônio Reis

Publicidade

A Clínica da Família Doutor Antônio Reis, no bairro São Lázaro, zona Sul da cidade, encerrou na sexta-feira, 26/3, a programação do Circuito da Mulher, atividade organizada para intensificar as ações de prevenção ao câncer do colo do útero da campanha “Março Lilás”. Durante todo o dia, foram realizadas palestras, consultas e exames exclusivamente para o público feminino. O cuidado com a mulher nas unidades de saúde da Prefeitura de Manaus vem recebendo reforço por orientação do prefeito David Almeida.

Durante toda a semana, as Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) fizeram uma busca ativa pelo bairro São Lázaro, pré-agendando os atendimentos para as mulheres. A medida foi para evitar aglomeração. Elas já chegavam na clínica sabendo que tipo de serviço receberiam e em quais estações de serviços de saúde montadas para atendê-las, teriam que passar.

Publicidade

“Ações como essa, na Clínica Antônio Reis, reforçam a atenção com a saúde da mulher, alertam para a importância do cuidado preventivo. Muitas doenças, quando diagnosticadas no início, podem ser curadas, bastando, para isso, o tratamento adequado, no tempo certo. É o que buscamos na rede municipal de saúde: não só prevenir doenças, mas também cuidar de alguma que acometa nossas usuárias, como é o caso do câncer do colo do útero”, destacou a secretária interina da Semsa, Aline Rosa Martins.

No dia de encerramento do Circuito Saúde da Mulher, a procura pelos serviços preventivos cresceu. O número de exames laboratoriais, que normalmente era em torno de 30 por dia, só no dia da ação, praticamente dobrou. Para atender a demanda, a direção da Clínica da Família escalou um número maior de servidores da saúde, totalizando dez profissionais entre enfermeiros, clínicos e técnicos de radiologia e patologia a mais, do quadro normal da rotina.

“A prevenção de doenças é uma das finalidades do Sistema Único de Saúde, o SUS, e esse é o nosso objetivo com ações como o Circuito da Mulher. Foi a forma que encontramos de estimular as mulheres da comunidade a reservarem um tempo para dar mais atenção à saúde. Além dos serviços de medicina, com exames de rotina como mamografia e preventivo, principalmente, elas também tiveram acesso a cuidados com a beleza”, disse a diretora da Clínica, Rejane Miranda.

A servidora pública Jamile Kilze, 55, participou da segunda edição do Circuito da Mulher. Segundo ela, foi a primeira vez que esteve na Clínica da Família Antônio Reis. “Você chegar em um lugar, ser bem recebido desde a entrada, com atenção, por profissionais educados, capacitados, ser bem cuidada por todos, é motivo para manifestar gratidão. Essa iniciativa, do Circuito no ‘Março Lilás’, faz toda a diferença para a saúde da mulher”, agradeceu a servidora, que fez exame de sangue, mamografia, preventivo e saiu com consulta médica marcada para a próxima semana.

Texto – Sandra Monteiro / Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa

Publicidade

Leia mais

Ministério da Saúde garante que Manaus será uma das prioridades do novo ‘Mais Médicos para o Brasil’

elayne

20% das crianças e adolescentes brasileiros sofrem com asma

elayne

Preocupada com variantes, OMS pede rapidez em vacinação na Europa

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais