Conexão Amazônica
SAÚDE

Segunda fase da campanha de vacinação contra a gripe começa nesta quinta

Publicidade

Terão prioridade sete grupos diferentes da população, entre eles doentes crônicos, caminhoneiros e presos

Começa nesta quinta-feira (16) a segunda fase da campanha de vacinação contra a gripe. Doentes crônicos, profissionais da força de segurança, motoristas de transporte coletivo, caminhoneiros, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e a população prisional deverão ser vacinados.

Mais de 90% dos idosos, cerca de 19 milhões de pessoas, já foram vacinadas contra a gripe na primeira fase da campanha, que começou em 23 de março. Profissionais de saúde também foram imunizados. A vacinação para esses públicos continua. O Ministério da Saude ainda estuda incluir a população indígena nesta fase da imunização.

A terceira etapa está prevista para 9 de maio, priorizando crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas de 55 a 59 anos, mulheres grávidas ou no período de pós-parto, pessoas com deficiência, povos indígenas e trabalhadores da educação.

A vacina contra gripe não tem eficácia contra o coronavírus, mas auxilia os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para a Covid-19, já que os sintomas são parecidos. E ainda vai ajudar a reduzir a procura por serviços de saúde.

A vacina é trivalente e protege contra os três vírus que mais circularam no hemisfério sul em 2019: H1N1, H3N2 e Influenza B. O Ministério da Saúde já enviou 34 milhões de doses para os estados. No total serão disponibilizadas 75 milhões de doses para imunizar a população, ao custo de R$ 1 bilhão de reais.

Publicidade

Leia mais

#VACINEI: Manaus ganha campanha de incentivo à imunização contra a Covid-19

Elaine Marques

Covid-19: Brasil passa dos 66 mil casos confirmados

Elaine Marques

Manaus amplia vacinação contra Covid-19 para novos grupos de crianças

Elaine Marques

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais