Conexão Amazônica
CIDADES

Segurança e fiscalização das vacinas são prioridades para Prefeitura de Manaus

Publicidade

O prefeito de Manaus, David Almeida, anunciou nesta segunda-feira 8/2, durante a abertura do ano legislativo, na Câmara Municipal, que está em tratativa para criação de um cargo e estrutura para cuidar e fiscalizar das questões que envolvem a vacina contra a Covid-19, e o indicado para a função é o futuro secretário municipal de Defesa Social, delegado federal Sérgio Fontes. Esta é mais uma medida da gestão, para aumentar a segurança e transparência no processo de vacinação da população na capital amazonense.

Na ocasião, o prefeito destacou que a gestão está em conformidade com o Programa Federativo de Enfrentamento ao coronavírus (LC 173/20), que trata da contenção de despesas e controle de gastos públicos, proibindo, portanto, a criação de cargos, empregos ou funções, aos entes da União, Estado e município, entre outras medidas.

Publicidade

“Estamos nos adequando a essa lei, porém precisamos de algumas modificações necessárias para a situação de Manaus”, comentou o prefeito. “Vamos criar uma autoridade municipal da vacina, porque a vacina vai ser algo que vai perdurar durante o ano todo, e nós estamos só esperando uma decisão de Brasília, quanto a liberação do Sérgio Fontes, para podermos criar uma estrutura, fiscalizar, estar presente, munir de informações todos aqueles que queiram e precisem de informações sobre a vacinação”, complementou David.

O prefeito ressaltou que a colocação de Sérgio Fontes na nova estrutura ligada à vacinação, não o impedirá de assumir a nova Secretaria Municipal de Defesa Social. “Além dessa questão, o doutor Sérgio Fontes vai assumir também a secretaria de Segurança”, garantiu o prefeito, ao destacar que uma das missões da nova pasta será reformular a Guarda Municipal. “Apenas quatro cidades no Brasil não usam Guarda Municipal armada, e Manaus é uma delas. Nós vamos recriar, nós vamos refazer, a questão da Guarda Municipal, com a Secretaria de Defesa Social”.

Vacina

Manaus está nos primeiros lugares do ranking nacional de imunização. Segundo dados da última sexta-feira, 6/2, divulgados pelo Consórcio de Veículos de Imprensa, 2,64% da população da cidade já havia recebido a primeira dose da vacina contra a Covid-19.

Mais de 115 mil pessoas foram vacinadas no Amazonas, e Manaus lidera os 62 municípios com quase 62 mil doses aplicadas nos nove postos distribuídos pela cidade, até esta segunda-feira, 8/2.

Desde o dia 19/1, a Prefeitura de Manaus vem realizando a campanha de imunização com a utilização de dois tipos de vacina: a CoronaVac e a AstraZeneca/Oxford.

Comissão

Outras medidas para dar transparência às ações do município em prevenção à Covid-19 estão sendo tomadas, como a implementação pelo prefeito David Almeida, da Comissão de Apuração e Fiscalização do Plano de Imunização do Executivo Municipal, por meio do Decreto nº 5.015, de 26 de janeiro de 2021.

A medida visou garantir o cumprimento da Nota Informativa nº 05/2021 (Dipre/FVS-AM), que preconiza o direito à vacina na etapa em vigência da campanha, para os trabalhadores de grupos prioritários, e idosos em situações previamente divulgadas conforme o Plano de Imunização.

A comissão tem a proposta de dar mais transparência às ações de vacinação contra a Covid-19 na capital. Os integrantes da comissão fazem a auditoria das listas de vacinação elaboradas pelas unidades de saúde, órgãos ou entidades vinculadas e a apuração das irregularidades cometidas por agentes públicos municipais, na execução do plano de imunização, além da apuração de denúncias, do não cumprimento das regras de prioridades e das fases de vacinação.

Texto – Maryane Maia / Semcom

Fotos – Dhyeizo Lemos / Semcom e Divulgação / CMM

Publicidade

Leia mais

Prefeitura de Manaus fiscaliza caminhões na avenida Ephigênio Sales

elayne

Alça inferior da ponte dos Bilhares é interditada

elayne

Águas de Manaus unifica número de atendimento de 0800 e Whatsapp para facilitar a solicitação de serviços pela população

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais