Conexão Amazônica
SAÚDE

Sejusc emite documentos para pessoas abrigadas na Arena Amadeu Teixeira

Publicidade

Iniciativa faz parte das ações do Governo do Amazonas com o objetivo de promover a cidadania, por meio da emissão da documentação básica

Equipes da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) emitiram documentos de 1° e 2° via de RG e certidão de nascimento para as 90 pessoas em situação de rua que estão abrigadas na Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira. A ação faz parte das atividades executadas pelo Governo do Amazonas com o objetivo de promover a cidadania, por meio da emissão da documentação básica.

A titular da Sejusc, Caroline Braz, ressalta que a ação faz parte da estratégia do Governo do Estado para garantir à população em situação de rua, além da sua integridade física, o acesso aos serviços sociais. “Muitos deles não têm documentos, perderam, e às vezes isso dificulta o acesso de cada um deles aos serviços públicos, dificulta o acesso ao emprego, e por isso é tão importante que a gente possa regularizar essa documentação”.

No dia 25 de março, o Governo do Amazonas, por meio da Sejusc, Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) e Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), iniciou a triagem social e execução dos serviços no abrigo emergencial destinado à População em Situação de Rua, localizado na Arena Amadeu Teixeira. No local, são ofertados banhos e três refeições (café da manhã, almoço e jantar) aos assistidos, que também recebem doações de itens de higiene pessoal e roupas. Já foram realizados mais de 2.500 atendimentos no local.

Um dos abrigados que emitiu o RG foi Kleber Siva Nascimento, de 38 anos. “Eu estava há dois anos sem meus documentos. Sem identificação fica muito difícil andar na rua. Quando a gente é abordado, nós que somos moradores de rua, para se identificar (é difícil). Agora podemos comprovar que nós somos nós mesmos”, disse Kleber.

A Sejusc também está promovendo palestras e rodas de conversa voltadas à temática da prevenção ao uso e abuso de álcool e drogas, além de atendimento psicológico e social.

“Essa população precisa dessas orientações para tomar conhecimento de todos os riscos provenientes da dependência química, do álcool, e para que eles possam realmente conhecer todos essas circunstâncias que podem prejudicar as suas vidas”, reforçou a titular da Sejusc, Caroline Braz.

FOTOS: Miguel Almeida e Arthur Castro

Publicidade

Leia mais

SPA Zona Sul oferta serviços ampliados em comemoração aos 18 anos da unidade

elayne

Abril Azul: especialistas reforçam a importância da inclusão e diagnóstico precoce do autismo

elayne

Prefeitura e Hospital Adventista promovem ação de saúde para gestantes e mães no Parque das Tribos

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais