Conexão Amazônica
ESPORTE

Seleções locais embarcam para o Campeonato Brasileiro de Basquete Sub-18 com apoio da Prefeitura de Manaus

Publicidade

Prefeitura de Manaus, via Fundação Manaus Esporte (FME), contemplou a Federação de Basketball do Amazonas (Febam) com passagens aéreas para a disputa da final do Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais Sub-18 de 2022. A iniciativa faz parte do programa “Manaus Olímpica”, que vai possibilitar a ida das equipes para brigar pelo título da temporada nas categorias masculina e feminina, no Rio de Janeiro (RJ).

Nas primeiras horas desta quinta-feira, 15/12, a delegação amazonense embarca como a única representante da região Norte. Os jogos acontecerão de 16 a 22 de dezembro, na Arena da Juventude, com transmissão ao vivo no YouTube da Federação de Basketball do Rio de Janeiro (Fberj).

Publicidade

“Nós da Febam agradecemos muito a Prefeitura de Manaus, nas pessoas do prefeito David Almeida e do diretor-presidente da FME, Aurilex Moreira, que possibilitaram que nossa viagem acontecesse. Vamos competir na elite do basquete brasileiro. Nossa gratidão à FME por todo o apoio dado ao nosso esporte”, disse Ali Assi, presidente da Febam. 

Lançado em agosto, o “Manaus Olímpica” faz parte do programa “Manaus Esportiva”, visando oferecer apoio a jovens atletas em evolução, para que possam render frutos no futuro e fazer com que Manaus tenha representantes nos Jogos Olímpicos a longo prazo. O diretor-presidente da FME, Aurilex Moreira,  explica que o projeto tem um papel importante na descoberta e formação de novos campeões.

“Manaus Olímpica é uma continuação dentro do processo de formação esportiva, e tem duas frentes: a contemplação com passagens aéreas para atletas destaques ou equipes que tenham competições nacionais, como foi o caso do Vôlei Sentado. A segunda parte corresponde à cessão de bolsas, para manutenção de treinamentos, equipamentos, alimentação”, destacou.

A competição

Passadas as etapas regionais, é hora dos finalistas definirem os campeões nacionais. A disputa marca o retorno do Campeonato Brasileiro de Seleções, que ficou sem realização por anos, sendo retomado pela atual gestão da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) nesta temporada.

No naipe feminino, o Amazonas estará no grupo B, ao lado de São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul. Santa Catarina, Pernambuco, Goiás e Distrito Federal compõem o grupo A.

Já no naipe masculino, serão três grupos, com o Amazonas no A ao lado de Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, São Paulo, Rio Grande do Norte, Distrito Federal e Goiás estão distribuídos nas outras chaves. Com suas particularidades, o sistema de disputa será misto, com fase de grupos e mata-mata.

Tabela de jogos das equipes amazonenses

Feminino

16/12 (sexta-feira): São Paulo x Amazonas – 13h (horário de Manaus) 

17/12 (sábado): Rio de Janeiro x Amazonas – 15h (horário de Manaus) 

18/12 (domingo): Mato Grosso do Sul x Amazonas – 7h (horário de Manaus) 

19/12 (segunda-feira): quartas de final (horário a definir) 

20/12 (terça-feira): semifinais (horário a definir) 

21/12 (quarta-feira): final e definição do 3º lugar (horários a definir) 

Masculino

16/12 (sexta-feira): Santa Catarina x Amazonas – 9h (horário de Manaus) 

17/12 (sábado): Rio de Janeiro x Amazonas – 16h (horário de Manaus) 

18/12 (domingo): Mato Grosso do Sul x Amazonas – 7h (horário de Manaus) 

19/12 (segunda-feira): quartas de final (horário a definir) 

20/12 (terça-feira): semifinal (horário a definir) 

21/12 (quarta-feira): Final e definição do 3º lugar (horários a definir)

Texto e fotos – Divulgação / FME

Publicidade

Leia mais

Jogos Mundiais Universitários – Dia 7: vitória épica no vôlei feminino

elayne

Brasil define classificação no primeiro tempo e goleia Coreia do Sul

elayne

Tite convoca 23 jogadores para as eliminatórias da Copa do Catar

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais