Conexão Amazônica
Meio Ambiente

Sema capacita comunitários para monitorar quelônios nas RDS Puranga Conquista e Rio Negro

Publicidade


Voluntários estão aptos para realizar o manejo sustentável de tracajás, tartarugas e iaçás nestas Unidades de Conservação (UC)
 
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) capacitou 19 comunitários para realização de monitoramento de quelônios nas Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Puranga Conquista e Rio Negro. A formação ocorreu no período de 13 a 16 de setembro, na comunidade Tumbira, localizada na RDS Rio Negro.
 
Realizado por meio de parceria com o Projeto Pé-de-Pincha, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), o curso tem como foco principal o manejo sustentável de quelônios na Amazônia, com protagonismo comunitário para conservação e proteção de tracajás, tartarugas e iaçás da região.
 
“Os comunitários que participaram do treinamento são pessoas voluntárias que farão o monitoramento e a proteção de quelônios nestas duas comunidades”, explica a gestora da RDS Puranga Conquista, Ádila Matos.
 
Os comunitários formados estão aptos a realizar os protocolos básicos e prioritários de monitoramento, educação ambiental e proteção destes animais.
 
Período de monitoramento – A ação de monitoramento de quelônios inicia, geralmente, no mês de agosto, momento em que ocorre a coleta de ovos das praias para os tabuleiros, onde ficam até o período de eclosão. Neste ano, por conta da cheia histórica, iniciou em setembro.
 
Após o nascimento, os quelônios são colocados em piscinas artificiais e seguem no local até alcançarem o tamanho necessário para serem soltos na natureza em segurança.
 
Esta atividade é realizada no âmbito do Programa de Monitoramento da Biodiversidade e do Uso Sustentável de Recursos Naturais (Probuc), da Sema, com apoio do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa).
 
FOTOS: Divulgação/Sema

Publicidade

Leia mais

Parque Sumaúma terá programação especial nos dias da Floresta e da Água

elayne

Prefeito cobra investigação por crimes ambientais ocorridos em terreno no bairro Coroado

elayne

Oficina de licenciamento ambiental reúne empresários do setor de entretenimento de Manaus

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais