Conexão Amazônica
DESTAQUEGERAL

‘Semana do Regulado’ da Visa Manaus traz orientações sobre comércio de medicamentos controlados para o público da área farmacêutica

Publicidade

Prefeitura de Manaus, por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), iniciou, nesta terça-feira, 4/6, a segunda edição da “Semana do Regulado”. O evento, que segue até o dia 7/6, na Universidade Nilton Lins, tem como objetivo orientar os setores de comércio e serviços sobre as boas práticas sanitárias, contribuindo para a saúde e segurança da população. 

Nessa edição, a programação está distribuída em quatro dias de atividades, cada um relacionado a uma das gerências da Visa Manaus. No primeiro dia de evento, o tema abordado foi relacionado à Gerência de Vigilância de Medicamentos (Gevmed), e teve como público empresários, representantes de empresas e instituições, profissionais da área farmacêutica que trabalham com medicamentos sujeitos a controle especial.

Publicidade

“Após os resultados positivos da primeira edição da semana, no ano passado, nós preparamos uma programação especial de palestras e rodadas de perguntas para os diferentes públicos idealizados para este ano. Neste evento inaugural, por exemplo, reunimos convidados, incluindo uma representante da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), permitindo que a classe farmacêutica de Manaus tenha a oportunidade de aprender e se atualizar sobre as regulações vigentes na área de medicamentos controlados”, explicou o diretor da Visa Manaus, Ewerton Wanderley.

Entre os convidados para tratar desse tema estava a gerente de Produtos Controlados da Anvisa, Renata de Morais Souza; o conselheiro pelo Amazonas no Conselho Federal de Farmácia, Jardel Araújo da Silva Inácio; a assessora jurídica do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Amazonas (CRF-AM,) Dayla Barbosa Pinto; a fiscal farmacêutica do CRF-AM, Daiane Costa Freitas; e as fiscais farmacêuticas da Visa Manaus, Cláudia Moreno e Luciana Don.

O subsecretário municipal de Gestão da Saúde, Djalma Coelho, destacou que a “Semana do Regulado” se consolida como um canal importante de diálogo e orientações junto aos agentes da atividade econômica na cidade.

“Trata-se de uma iniciativa extremamente democrática, que além de trazer as necessárias atualizações, permite que esses agentes se façam ouvir, tragam suas demandas, esclareçam suas dúvidas e aprimorem suas práticas. A saúde municipal informa para poder fiscalizar e cobrar; as empresas, devidamente informadas, ampliam as suas medidas de segurança sanitária; e os cidadãos recebem produtos e serviços melhores e mais seguros”, afirmou.

Jackson Alagoas, diretor do Departamento Estadual de Vigilância Sanitária (Devisa), da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Drª. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), afirmou que o evento mostra a evolução do trabalho da Visa Manaus, bem como sua preocupação com as ações de educação dos diferentes públicos.

“Estou há 20 anos na FVS e venho acompanhando o fortalecimento e a diversificação das ações da Visa Manaus, em especial o esforço para levar informação e conhecimento à população, como forma de prevenir equívocos e irregularidades sanitárias. Esse trabalho empodera o nosso Sistema Único de Saúde (SUS) e impacta positivamente na saúde de todos nós”, concluiu.

Durante o evento também foi feita uma homenagem à ex-servidora Lourdélia Camurça Ferreira, que dedicou a maior parte de sua carreira ao trabalho de fiscalização farmacêutica, e se aposentou este ano.

Semana

A “Semana do Regulado”, da Visa Manaus, continua a sua programação de eventos até esta sexta-feira, 7/6, no auditório Vânia Pimentel, de 8h às 13h.

Nesta quarta-feira, 5/6, o segundo dia de atividades será conduzido pela Gerência de Vigilância de Alimentos (Gevali), com o tema “Pontos críticos de controle no setor de panificação na cidade de Manaus: realidade e expectativas”, que será apresentado a representantes de empresas e estabelecimentos que atuam no ramo de panificação no município.

Na quinta-feira, 6/6, a programação da Gerência de Engenharia Sanitária (Gengs) trará apresentações sobre o tema “Projeto básico de arquitetura: da apresentação dos documentos à análise”, voltado para representantes de empresas e instituições que trabalham com projetos de Engenharia em estabelecimentos sujeitos à Vigilância Sanitária na capital amazonense.

No último dia, 7/6, a Gerência de Vigilância de Serviços (Gevser) vai abordar o tema “Boas práticas de funcionamento dos serviços de saúde e o Termo de Compromisso para o Licenciamento Sanitário” para um público formado por representantes de empresas e instituições que trabalham com serviços de saúde e de interesse à saúde em Manaus (hospitais, clínicas, laboratórios, entre outros).

Texto – Renildo Rodrigues/Semsa

Fotos – Divulgação/Semsa

Publicidade

Leia mais

Sepror destaca diálogo aberto com setor em reunião do Conselho Estadual de Pesca e Aquicultura do Estado

elayne

Ageman atua para resolver problema de falta d’água no Viver Melhor 1

elayne

Bloquear celular roubado é forma de usuário prevenir uso em golpes, orienta delegado

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais