Conexão Amazônica
DESTAQUEEVENTO

Seminário no Amazonas reúne especialistas com objetivo de fortalecer a restauração florestal na Amazônia

Publicidade

Evento é aberto ao público e conta com a participação de especialistas do Idesam

Nos dias 6 e 7 de agosto, a partir das 8h, o auditório do Bosque da Ciência, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), em Manaus/AM, será palco do Seminário Floresta Viva Amazonas. O evento tem como objetivo fomentar a restauração ecológica no estado do Amazonas, integrando esforços de diversas instituições e especialistas, além de troca de experiências entre iniciativas de sucesso.

O Seminário ocorre dentro da iniciativa Floresta Viva Amazonas, que apoia projetos voltados para a restauração ecológica e fomenta o fortalecimento da cadeia produtiva da restauração em áreas interiores e/ou ao redor de Unidades de Conservação (UCs) no estado do Amazonas.

Na ocasião, serão lançados projetos que mostram o compromisso contínuo com a sustentabilidade e a conservação da biodiversidade amazônica. Essas iniciativas  tem como meta restaurar 400 hectares na região de Manaus e Presidente Figueiredo por um período de quatro anos. São eles:

“Restauração Ecológica Produtiva: Promovendo uma Paisagem Sustentável na Amazônia”: Uma parceria entre o Idesam, o projeto Dinâmica Biológica de Fragmentos Florestais (PDBFF/INPA) e a Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

“Reflora – Recuperação Ecológica e Implantação de Sistemas Agroflorestais Multifuncionais”: Desenvolvido pelo Instituto de Pesquisas Ecológicas (Ipê).

“Queremos fortalecer a cadeia de restauração no Amazonas. Neste evento, diferentes atores que atuam na restauração estarão reunidos para se conhecer e criar uma comunidade de aprendizagem e troca. Entre eles, coletores de sementes, viveiristas até profissionais de plantio e projetos de restauração”, afirma Marcos Pinheiro, consultor do Idesam para mobilização de atores na cadeia de restauração. 

A iniciativa Floresta Viva Amazonas recebe apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Eneva, empresa que atua na exploração e produção de gás natural e no fornecimento de soluções energéticas. A gestão administrativa é realizada pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO).

Entre os palestrantes do evento estão: Beto Mesquita, diretor de Florestas e Políticas Públicas na BVRio, que apresentará o painel “Panorama da recuperação da vegetação nativa: Desafios e Oportunidades”Vinicius Bertin, Rodolfo Marçal e Gustavo Brichi, coordenadores do Projeto Floresta Viva Amazonas, respectivamente, pelo Idesam, FUNBIO e Ipê, apresentarão as iniciativas. Além disso, haverá ainda uma apresentação do Plano Nacional da Vegetação Nativa.  

No segundo dia de evento serão apresentadas pesquisas locais e abordagem técnica para uma cidade mais verde, além de apresentação da Rede Aliança para Restauração da Amazônia.  

Publicidade

Leia mais

Caso Kathlen: PMs são absolvidos de fraude processual

Elaine Marques

Prefeitura anuncia funcionamento de Unidades Móveis de Saúde da Mulher como parte do ‘Outubro Rosa’ neste sábado, 19/10

Elaine Marques

Prefeito anuncia medidas de moradia para famílias afetadas por incêndios

Elaine Marques

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais