Conexão Amazônica
AÇÃO SOCIALDESTAQUE

Semsa Autazes promove caminhada e ações de conscientização pelo Abril Azul

Publicidade

Durante toda a manhã desta terça-feira (02.04), a cidade de Autazes foi palco de uma mobilização especial em prol da conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A Ação em Saúde – Abril Azul, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), na gestão do secretário Municipal de Saúde, Ráiner Figueiredo em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), reuniu famílias, profissionais da saúde e educação, além de membros da comunidade, em uma caminhada pela Avenida 20 de Dezembro, no Centro da cidade.

O evento teve início às 8h, com a abertura oficial e a largada da caminhada, que contou com a participação de 151 famílias com crianças autistas. O objetivo principal foi informar a sociedade sobre o TEA, reduzir a discriminação e incentivar o debate sobre os direitos e necessidades das pessoas autistas. Após o percurso, os participantes seguiram para o Restaurante Serrão, onde foram realizadas diversas atividades, incluindo oficinas lúdicas e brincadeiras para as crianças. No local, também foram oferecidos lanche e água para todos os presentes.

A solenidade seguiu com a participação de autoridades municipais. O secretário Municipal de Saúde, Ráiner Figueiredo, discursou sobre a importância da conscientização e do suporte em saúde para as famílias e pessoas autistas. “Esta ação é essencial para falar sobre os direitos deles e delas, o apoio que podemos proporcionar às famílias. O dia deles é todos os dias e nós, quanto à saúde, sempre faremos o possível para proporcionar um Sus de qualidade aos TEAs e seus familiares”, declarou.

A programação também contou com uma apresentação musical do saxofonista Antônio Jefte e uma roda de conversa com especialistas. A fonoaudióloga Joyce Leão, o psicólogo Dr. Igor Breláz, a assistente social Débora Mota e um representante da equipe pedagógica da APAE abordaram o tema “Desmistificando o TEA”, trazendo informações sobre diagnóstico, inclusão e direitos das pessoas autistas.

A dona de casa Maria do Rosário, de 48 anos, conta que possui uma filha TEA e se sentiu agradecida pelo evento realizado hoje. “Somos muitas famílias atípicas eventos como este só reforçam o apoio que precisamos para continuar lutando pela saúde de deles e delas. Muito agradecida por tudo que vivi no dia de hoje aqui”, disse.

O evento foi encerrado com agradecimentos à Prefeitura de Autazes, SEMSA e APAE, que uniram esforços para tornar a iniciativa possível. A caminhada e as ações reforçaram a importância do Dia Mundial e Nacional de Conscientização sobre o Autismo, destacando que a informação é essencial para combater o preconceito e garantir uma sociedade mais inclusiva.

Fotografia: Pedro Nunes/Assessoria ASCOM Autazes.

Publicidade

Leia mais

BC comunica vazamento de dados cadastrais de 46 mil chaves Pix

elayne

Projeto Aterro Zero, do Amazonas Shopping, realiza a destinação correta de mais de 1,4 mil ton de resíduos, em 2024

Daly Ruiz

Importadora Povão inaugura unidade no Millennium Shopping

Daly Ruiz

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais