Conexão Amazônica
CULTURADESTAQUE

Senado aprova Marco Regulatório do Sistema Nacional de Cultura com presença de delegados e fazedores de cultura de todo país

Publicidade

O Projeto de Lei 5.206/23, que estabelece o marco regulatório do Sistema Nacional de Cultura (SNC), foi aprovado no plenário do Senado, nesta quarta-feira, 6/3, no momento que se realiza em Brasília da 4ª Conferência Nacional de Cultura (CNC). O PL do SNC prevê a garantia dos direitos culturais em todo o território, por meio da colaboração entre os entes federativos para a gestão conjunta das políticas públicas de cultura.

Prefeitura de Manaus foi representada pelo Conselho Municipal de Cultura (Concultura). O presidente do Conselho, Neilo Batista, junto aos delegados, artistas e fazedores de cultura que lotaram as galerias, ajudou a incentivar os senadores a aprovarem o projeto em regime de urgência.

Publicidade

“Foi um momento especial, aqui no plenário junto com os Senadores, representando a Prefeitura de Manaus, ver se tornar realidade este momento histórico de vitória para a cultura brasileira, um avanço muito grande para o fortalecimento da cultura do país, em especial para os artistas e fazedores de cultura de Manaus e do Amazonas”, declarou Neilo.

Também presente na sessão, o secretário de estado da Cultura e Economia Criativa do Amazonas (SEC), Marcos Apolo, destacou o significado da aprovação. “Este momento marca profundamente o desenvolvimento da cultura e estamos felizes aqui, junto com os trabalhadores da cultura de todo o Brasil e do Amazonas. A partir de agora, vamos, todos, fazer muito mais pela cultura do país”, disse.

Autor do projeto de lei, PL 5.206/2023, o deputado Chico D’Ângelo (PDT-RJ), destacou que este momento marca um avanço significativo na promoção e garantia dos direitos culturais em nosso país, assegurando uma gestão conjunta das políticas públicas de cultura entre União, estados e municípios.

“Este projeto, que desde sua concepção visou fortalecer o desenvolvimento humano, social e econômico através da cultura, agora segue para a etapa final de sanção presidencial. Estamos a um passo de consolidar uma política cultural ampla, inclusiva e eficaz, com a criação, também, do Sistema Nacional de Financiamento à Cultura, garantindo a articulação dos diversos instrumentos de financiamento público”, justificou.

D’Angelo expressou sua gratidão ao senador Humberto Costa (PT-PE) pela defesa e relatoria do projeto, e ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, pelo respeito e reconhecimento da importância desta pauta, demonstrando um comprometimento excepcional com o avanço cultural do nosso país. “Agradeço, também, a todos que apoiaram e trabalharam para que chegássemos até aqui. A aprovação do PL no plenário do Senado é um marco para a cultura brasileira, rumo a uma nova era de valorização e investimento no setor cultural”, finalizou o deputado.

CNC

A aprovação do marco regulatório acontece durante a 4ª Conferência Nacional de Cultura, coroando o processo de articulação entre União, estados e municípios, retomado pela atual gestão do MinC e Governo Federal. A conferência segue até a próxima sexta-feira, no centro de Convenções Ulysses Guimarães.

Texto – Cristóvão Nonato/Assessoria Concultura

Fotos – Fábio Simões / Concultura

Publicidade

Leia mais

Lotofácil da Independência: 86 apostas vão dividir R$ 206 milhões

elayne

‘Mostra de Cinema Espanhol’ começa nesta terça (18) no Centro de Manaus

elayne

Comissão de Proteção aos Animais e Meio Ambiente da Aleam conclui curso de brigadista de incêndio

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais