Conexão Amazônica
GERAL

Sepror divulga informativo sobre a estatística pesqueira da piracatinga no Amazonas

Publicidade

A captura dessa espécie está proibida desde 2015 em todo o território nacional

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), divulgou, nesta terça-feira (14/03), no site da Secretaria, um informativo sobre a estatística pesqueira da piracatinga no estado.

Publicidade

O informativo faz parte de um Plano de Trabalho Multiinstitucional (PTM), da Secretaria Executiva Adjunta de Pesca e Aquicultura da Sepror, que traz os números sobre a atividade pesqueira da espécie no estado, organizados por eixos temáticos como: diagnóstico sobre a pesca e à comercialização da piracatinga, campanha de combate à pesca ilegal, plano estratégico de monitoramento e controle da pesca, desenvolvimento de iscas alternativas estabelecendo as diferentes etapas da cadeia produtiva, monitoramento das populações de botos e jacarés.

A pesca da espécie ocorre no estado, há pelo menos 30 (trinta), anos para fins comerciais, tendo como principal mercado consumidor a Colômbia, porém, em 2015, devido a utilização de iscas ilegais para a captura do pescado, o Governo Federal proibiu a pesca e a comercialização em todo o território nacional.

Os estudos para divulgação da estatística foram realizados em oito municípios: Benjamim Constant, Beruri, Fonte Boa, Manacapuru, Maraã, Santo Antônio do Içá, Tabatinga e Tefé, com 178 pescadores entrevistados sobre a pesca da piracatinga. As entrevistas foram realizadas no mês de maio de 2022, nos locais de desembarque de pescado, nas organizações da sociedade civil de pescadores (Colônias, Associações e Sindicatos) e nas unidades locais do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), nos municípios do interior do estado.

A estatística por espécies nativas “passará a ser publicada semestralmente com o objetivo de subsidiar o estado com informações que possam auxiliar a execução das políticas públicas e ao mesmo tempo vislumbrar, mesmo que de forma bem pontual, o esforço de pesca associado ao desembarque, principais regiões produtivas e o perfil das principais espécies comercializadas”, afirmou o secretário adjunto, Márcio Pinheiro.

O informativo está disponível no link http://www.sepror.am.gov.br/wp-content/uploads/2023/03/Sepa-informativo.pdf e são de domínio público, podendo ser distribuídos e utilizados amplamente.

FOTOS: Divulgação/Emerson Martins/ Sepror

Por Agência Amazonas

Publicidade

Leia mais

Prefeito acompanha início de nova fase de vacinação e garante luta por mais doses para Manaus

elayne

Carnaval Manaus 2023: Bandas do ‘Malária’ e do ‘Tracajá’ animam mais de 2 mil foliões no sábado

elayne

Mulheres indigenistas apoiam os povos originários na busca pela igualdade de gênero

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais