Conexão Amazônica
DESTAQUEGERAL

Sepror e Ministério de Desenvolvimento Agrário buscam beneficiar comunidades tradicionais da agricultura amazonense

Publicidade

Alinhamento fortalece o funcionamento dos Conselhos Rurais e a necessidade de reconhecimento de novos territórios de populações tradicionais

A Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) recebeu a Superintendência no Amazonas do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), na quarta-feira (17/07), quando foram tratados assuntos voltados para a agricultura familiar e agendas conjuntas de fortalecimento do setor primário do Amazonas como as capacitações, o lançamento do Plano Safra e funcionamento dos Conselhos Rurais.

Para o secretário da Sepror, Daniel Borges, o alinhamento com o MDA é assertivo, fazendo as intermediações necessária junto ao Governo Federal e a Secretaria executando as políticas públicas, levando benefícios aos que mais precisam e desenvolvendo o setor primário.

“Tivemos várias pautas positivas com o superintende. A questão de fortalecimento dos Conselhos Estadual e Municipais, alinhamento de trabalho quanto ao Plano Safra e sempre priorizando a melhoria de vida de quem mora e trabalha no campo. É assim que seremos mais precisos nas tomadas de decisões quanto à produção rural no Amazonas”, explicou o secretário.

Sendo pré-requisito para o acesso institucional em diversas políticas públicas do Governo Federal, os Conselhos Municipais Rurais necessitam estar ativos e o trabalho alinhado entre Sepror e MDA vai focar na reativação dos que não estão em atividades.

O superintendente no Amazonas do Ministério de Desenvolvimento Agrário, Marcos Brito, afirma que é fundamental um trabalho alinhado para maior alcance às famílias da agricultura.

De acordo com o superintendente, a busca pelo alinhamento junto ao Governo do Estado por meio da Sepror faz parte de um movimento nacional de parcerias e fortalecimento dos trabalhos de base junto às famílias do campo, ao mesmo tempo em que se organiza esse público, agricultores e agricultoras familiares, para que tenham acesso aos recursos do Plano Safra Federal.

“Esse momento é superimportante, pois estamos em um processo de consolidação de sete territórios dentro do Amazonas e ampliando a interação do Governo Federal com as comunidades tradicionais que atuam na Agricultura Familiar. Vai ser muito proveitosa a parceria entre MDA e Sepror”, afirmou Brito.

Como primeiro ato conjunto, Marcos Brito anunciou a realização de um seminário sobre o orçamento e lançamento do Plano Safra no Amazonas, quando também serão debatidos assuntos referentes aos Territórios de Comunidades Tradicionais, a ser realizado nos dias 28 e 29 de agosto.

Fonte: Sepror

Publicidade

Leia mais

Preço de medicamentos hospitalares sobe 16% na pandemia

elayne

Mirante do ‘Nosso Centro’ terá referências arquitetônicas inspiradas na Amazônia

elayne

Defensoria inaugura polo em Eirunepé e reforça os atendimentos na calha do Juruá

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais