Conexão Amazônica
GERAL

Sepror participa de validação das regras da pesca do mapará e de rodada de negócios, em Careiro da Várzea

Publicidade

A pescaria do mapará, espécie popular na região do município, foi liberada após o período de defeso

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), participou, terça-feira (07/03), da validação das regras da pesca e da rodada de negócio do mapará, na sede da comunidade Cristo Rei, no município de Careiro da Várzea (distante 25 quilômetros de Manaus).

Publicidade

O evento foi organizado pelas Secretaria Executiva Adjunta de Pesca e Aquicultura da Sepror, e pela Secretaria de Meio Ambiente do município. O mapará é a principal espécie de peixe capturado no Lago do Rei. Todos os anos, centenas de pescadores realizam a pesca desta espécie no complexo de lagos da área de proteção ambiental Ilha do Careiro Lago do Rei, unidade de conservação gerenciada pelo município de Careiro da Várzea.

Para o engenheiro de pesca da Sepror, João Bosco Ferreira, o conjunto de regras validadas e a participação dos compradores no evento mostrou que a atividade está tendo um bom nível de gestão e que, certamente, será um grande evento, com benefícios para pescadores e compradores.

“A validação das regras do regimento interno e a rodada de negócio do mapará, vem sendo realizada há vários anos, antes da liberação da pesca, pois até a próxima quarta-feira (15/03), estará no período de defeso, e esse processo é fundamental para a profissionalização dessa pescaria”, ressaltou.

Durante o evento foram repassadas orientações sobre os equipamentos a serem utilizados e a forma adequada de pescar, sem gerar prejuízos ao meio ambiente e o credenciamento de embarcações e de pescadores que irão participar da pesca do mapará em 2023. Participaram do evento os pescadores da comunidade Cristo Rei, do Paraná do Lago do Rei, assim como os potenciais compradores e os representantes da prefeitura.

A pesca do mapará será realizada a partir de 16 de março, e a expectativa é que sejam capturadas cerca de 280 toneladas durante toda a temporada.

FOTOS: Divulgação/Sepror

Por Agência Amazonas

Publicidade

Leia mais

Monitoramento de passageiros que desembarcam no Porto de Manaus inicia na próxima semana

elayne

ALERTA: Prefeitura esclarece que não faz cadastro de moradia pelo Telegram nem tem parceria com instituto

elayne

Novas feiras reformadas pela Prefeitura de Manaus terão banheiros com acessibilidade

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais