Conexão Amazônica
TECNOLOGIA

Série revela como robótica revolucionou a humanidade

Publicidade

Programa destaca que mudanças trazidas pelo robô estão em toda parte

A TV Brasil leva ao ar o terceiro episódio da série documental “Revoluções: as ideias que mudaram o mundo” nesta sexta-feira (15), às 20h30. Neste documentário, a produção internacional destaca como os robôs se revelam uma das invenções tecnológicas mais marcantes na história da humanidade.  

Publicidade

O episódio de 50 minutos mostra que os robôs estão por toda parte. Hoje os dispositivos robóticos são capazes de construir carros, produtos eletrônicos e bens de consumo, além de conduzir procedimentos médicos, desarmar bombas e explorar outros mundos. 

Mesmo fora das histórias de ficção científica, os robôs revolucionaram o mundo moderno e vem trazendo inúmeras facilidades para a casa e a vida das pessoas. Com narração de Patrick Stewart e entrevistas de especialistas em robótica, o programa explica como essas criações incríveis são o resultado de anos de experiências e estudos.

Produzida em parceria pelos canais públicos britânico BBC e americano PBS, a série destaca invenções que surgiram de necessidades fundamentais como se comunicar, explorar ou viajar. A proposta é revelar como ciência, invenção, acidente e descoberta se combinam de maneiras surpreendentes e interconectadas para criar o mundo contemporâneo e o homem moderno.

Descobertas e histórias de visionários

Apresentada pelo físico iraquiano naturalizado inglês Jim Al-Khalili, a atração explora a extraordinária história de seis invenções notáveis a partir do aprendizado, conhecimento, sacrifício, determinação e discernimento de pesquisadores visionários.

A série examina cadernos e esboços originais de diversos inventores. Com recursos de última geração, a ideia é lançar uma nova luz sobre as descobertas de personalidades como Galileu Galilei e Leonardo da Vinci.

A produção também mostra a trajetória e os inventos de pensadores menos conhecidos, como os pioneiros, Ada Lovelace e Bertha Benz, além de apresentar gênios como o estudioso medieval Ibn al-Haytham que a maioria dos espectadores nunca ouviu falar.

Cada episódio aponta histórias pouco conhecidas e é repleto de ideias inacreditáveis como o início da robótica há 2.000 anos ou o caso de uma estrela de Hollywood que, inventora, ao tentar derrotar os nazistas, tornou possível a rede de dados móvel de hoje.

O programa “Revoluções: as ideias que mudaram o mundo” destaca que várias vezes na história da humanidade uma descoberta específica leva a uma aplicação completamente diferente do propósito original e oferece um emprego à invenção que ninguém esperava.

O resultado é uma jornada de tirar o fôlego por milhares de anos da trajetória humana repleta de consequências não intencionais e conexões incríveis. A série indica como ciência, invenção e tecnologia se unem para transformar a vida.

Ao celebrar as conquistas de algumas das maiores mentes do mundo, a produção ainda faz referências a grandes autores da literatura de ficção científica que imaginavam o futuro, como Júlio Verne. Ele escreveu obras sobre o advento de avanços científicos como submarinos, máquinas voadoras e viagem à Lua.

Fonte: Agência Brasil

Foto: Divulgação

Publicidade

Leia mais

Q3 Qualidade leva pioneirismo e expertise para a Feira da Qualidade

Daly Ruiz

Adeus internet Explorer! Microsoft anuncia o fim do navegador

elayne

Manaus dobra capacidade de armazenamento do seu datacenter com investimento em tecnologia hiperconvergente

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais