Conexão Amazônica
CULTURA

Série Rio Negro é lançada em Manaus

Publicidade

Quatro Concertos Sinfônicos contemplam a 1a temporada

Manaus – A Galeria de Artes do Instituto Cultural Brasil – Estados Unidos (ICBEU-Manaus) foi palco do lançamento da Série Rio Negro Concertos Sinfônicos nesta segunda (28) de agosto. A primeira temporada vai iniciar no próximo mês, dia (6) de setembro, às 20h, no Teatro Amazonas. O projeto contempla quatro concertos gratuitos, com a apresentação da obra “Abertura Fantasia – Romeu e Julieta”, do compositor russo mais conhecido do planeta, Tchaikovsky, além da sinfonia Nº. 9, conhecida popularmente como Sinfonia do Novo Mundo, do compositor checo Antonín Dvořák.

Publicidade

O maestro Rubens Claudio de Souza, diretor artístico da Série Rio Negro e da Orquestra Pró Cultura do Amazonas, abriu o lançamento da primeira temporada e lembrou de maneira emocionada, o início do projeto. “A construção da Série Rio Negro é muito especial pra mim e pra todos os envolvidos. Vamos levar música clássica à população de Manaus, de forma gratuita, e isso tudo só é possível, por meio da “Lei de Incentivo à Cultura”, Ministério da Cultura, dos patrocinadores e apoiadores do projeto”, ressaltou o maestro, que também é idealizador da Série.

A Série Rio Negro tem o patrocínio master, do Grupo ATEM e o patrocínio cultural do Instituto Cultural Brasil – Estados Unidos (ICBEU-Manaus). A Orquestra Pró Cultura do Amazonas é uma orquestra residente do ICBEU.
Durante o lançamento, foi realizada a assinatura do contrato de parceria entre o Instituto e os responsáveis do projeto.

O presidente do ICBEU Luís Fabian Pereira Barbosa falou do orgulho dessa parceria. “Em breve nós vamos inaugurar o novo Teatro ICBEU. É uma honra podermos anunciar à sociedade que teremos uma orquestra residente. Esse projeto deve permanecer por muitos e muitos anos”, disse o presidente.

O projeto tem apoio cultural da TV Encontro das Águas, por meio da cobertura jornalística, transmissão ao vivo dos concertos para 38 municípios do Amazonas e divulgação da programação da Série nas mídias sociais. Segundo a diretora de produção da TV Encontro das Águas, Elis Marinheiro, o projeto contempla a realização de um sonho de novos e renomados músicos, que pretendem contribuir com a formação de público e ainda, criando um mercado para esse grupo. “Nós temos o maior prazer de levar essa cobertura para todos os municípios que possuem o nosso sinal, além da nossa capital Manaus, com matérias nacionais para a TV Brasil e também ficar como registro histórico dentro do acervo cultural da TV Encontro das Águas”, relatou a diretora de produção.

A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, o Governo do Amazonas e o Centro de Artes da Universidade Federal do Amazonas (CAUA), também apoiam culturalmente a Série Rio Negro. A realização é da Procult/Guerra Produções Culturais.

Apresentação Musical

Durante o lançamento da Série Rio Negro foi realizada a apresentação musical com um duo de flauta, com Arley Raiol e Viviane Marques, músicos do projeto. Os flautistas apresentaram “Invenção a duas vozes” de John Sebastian Bach e ainda “Flor amorosa”, de dupla autoria, Joaquim Calado e Catulo da Paixão Cearense.

Pró Cultura do Amazonas

A criação oficial da Orquestra Pró Cultura do Amazonas ocorreu em 2019, tendo o maestro Rubens Claudio de Souza, como o diretor artístico e regente titular dos instrumentistas. O grupo nasceu com o intuito de criar oportunidades aos novos músicos em início de carreira, com a participação de músicos renomados. Em 2023, visando os novos projetos no segundo semestre, inclusive a série Rio Negro, o grupo passa a ter a configuração de Orquestra Sinfônica com 50 componentes.

Concertos e Palestras

O programa é composto de quatro concertos gratuitos e três palestras musicais em escolas públicas da capital amazonense. A abertura será no dia (6) de setembro, às 20h, no Teatro Amazonas. Os próximos dois concertos estão marcados no novo Teatro ICBEU, nos dias (21) de outubro e (18) de novembro, às 20h. O encerramento da 1ª temporada da Série Rio Negro será no Teatro Amazonas, com o concerto de fim de ano, no dia (28) de dezembro.

Entre os principais objetivos: promover acesso à cultura; inclusão social e oportunidade de emprego e renda em Manaus. Para o maestro Ezequias Guerra, diretor de produção da Série Rio Negro, todo apoio recebido até o momento tem superado todas as expectativas. “As pessoas se juntando ao projeto. A reação de vários segmentos da sociedade. O abraço das pessoas, a acolhida delas, isso nada supera. Foi muito difícil segurar a emoção nesse lançamento da Série Rio Negro”, finalizou o maestro.

Foto: Divulgação

Publicidade

Leia mais

Prefeitura participa da abertura do Jungle Matsuri: Festival de Cultura e Gastronomia Japonesa da Amazônia

elayne

Casa Paraense completa 4 anos exaltando o melhor da culinária da Amazônia

Daly Ruiz

Prefeitura inicia programação da 22ª Semana Nacional de Museus em Manaus

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais