Conexão Amazônica
CIDADES

Serviço de Apoio à Mulher, Idoso, Criança e PcD de Itacoatiara completa um ano de atividades com mais de 250 atendimentos

Publicidade

Samic/Casa de Maria oferece atendimento humanizado por meio dos aparelhos assistenciais da Sejusc

Beneficiando a população do interior do Amazonas, o Governo do Estado, por meio do Serviço de Apoio à Mulher, Idoso, Criança e Pessoa com Deficiência (Samic/Casa de Maria), localizado no município de Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus), completou neste mês de junho um ano de atividades, com mais de 250 atendimentos. O local é administrado pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), oferecendo atendimento humanizado para pessoas em situação de vulnerabilidade.

Conforme o secretário titular da Sejusc, William Abreu, de junho de 2019 até maio deste ano, o Samic/Casa de Maria executou 256 atendimentos, sendo 193 mulheres, 43 idosos, 18 crianças e duas Pessoas com Deficiência (PcDs).

Desde a fundação do serviço, as equipes vêm realizando atendimentos sociais, psicológicos e jurídicos em parceria com a Defensoria Pública do Estado (DPE-AM), contando com o apoio da Comarca de Itacoatiara para solucionar, por exemplo, casos de descumprimento de medidas protetivas. Até o mês passado, o Samic havia registrado 23 ocorrências nas quais parceiros infringiram a lei. Além disso, foram acompanhados mais de 100 casos de processos criminais, de pensão alimentícia, entre outros.

De acordo com a secretária executiva de Políticas para Mulheres da Sejusc, Ana Barroncas, o Samic é um dos projetos criados pelo órgão para inserir, no interior do estado, as mesmas políticas oferecidas às mulheres da capital. Segundo ela, está confirmada a inauguração de outras unidades do Samic em mais seis municípios: Parintins, Tabatinga, Maués, Tefé, Humaitá e São Gabriel da Cachoeira.

“A importância do Samic é exatamente a descentralização dos serviços que antes eram tidos somente na capital. Vale destacar também que o Samic fará a formação para atendimento específico com as demais secretarias dos municípios que fazem parte da assistência. O Samic é um ponto focal do Governo do Estado no interior, para que a gente consiga de certa forma verificar e auxiliar para que os serviços voltados para a mulher, idoso, criança e PcDs sejam devidamente executados”.

O Samic também oferece assistência social, psicológica e jurídica para idosos, crianças e PcDs. As violações mais comuns contra o público da terceira idade envolvem maus-tratos e apropriação de bens por parte de parentes, enquanto em relação a crianças e adolescentes, até o momento, o Samic notificou casos de estupro de vulnerável e negligência. Em todos os casos são feitas visitas domiciliares e tomadas as providências necessárias.

Mulheres empreendedoras – Além do apoio jurídico e psicológico, o Samic tem a preocupação de trabalhar o empreendedorismo de mulheres, tendo em vista a dificuldade que muitas delas encontram para conseguir um emprego em razão de baixa escolaridade e falta de experiência. Os profissionais do Serviço de Apoio organizam rodas de conversa uma vez ao mês e também oficinas de beleza, artesanato e customização, as quais já contemplaram 60 mulheres. As capacitações fazem parte dos projetos “Mulheres Rompendo a Violência Doméstica Familiar” e “Tecendo Novas Histórias”, em parceria com o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM).

De acordo com a coordenadora do Samic, Tânia Chantel, a confirmação da importância do serviço foi mostrada em janeiro, na 1ª Amostra dos Serviços. Ela explica que espaços de venda voltados para a produção do artesanato estão instalados no município, e até no próprio Samic. Chantel acrescenta ainda que é preparada uma exposição de produtos a cada 15 dias na Igreja Matriz. Ela acredita que é uma forma de ajudar as mulheres a construírem a independência financeira.“É a avaliação de que os serviços estão sendo de grande relevância, pois vêm ajudando as pessoas que buscam nossos serviços, principalmente as mulheres, a romperem o ciclo da violência e as tornarem donas de suas vidas. Ou seja, empoderadas de fato, porque romperam até a principal violência, que é a financeira e psicológica”.

FOTOS: Arthur Castro e Divulgação

Publicidade

Leia mais

Unidade Móvel do CCZ da Prefeitura de Manaus realiza castração de gatos no bairro Jorge Teixeira

elayne

Procon-AM retoma audiências após interrupção por conta da pandemia de Covid-19

elayne

Gabinete Itinerante Ambiental integra ações da Sema à gestão municipal de Presidente Figueiredo

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais