Conexão Amazônica
GERAL

Serviço de refrigeração executado por internos gera economia de R$ 1 milhão aos cofres públicos

Publicidade


Reeducandos do programa “Trabalhando a Liberdade” fazem manutenção de ar-condicionados na sede da Seap

Reeducandos do Centro de Detenção Provisória Masculino 2 (CDPM 2), inscritos no programa de ressocialização “Trabalhando a Liberdade”, vêm executando serviços de refrigeração na sede da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), localizada na avenida Torquato Tapajós, Colônia Terra Nova, zona norte de Manaus. Até o final deste ano, a atividade gerará uma economia acumulada de aproximadamente R$ 1 milhão aos cofres do Governo do Amazonas.

Ao assumir a pasta em 2019, a atual gestão deixou de contratar empresas terceirizadas para a prestação de serviços de manutenção de ar-condicionado. Desde então, os serviços de manutenção preventiva e corretiva dos aparelhos de refrigeração são feitos periodicamente por internos do sistema prisional.

Há oito meses no “Trabalhando a Liberdade”, Rael Pereira (nome fictício), que recebeu cursos de capacitação na unidade prisional e hoje realiza os referidos serviços, revela que encontrou na área uma motivação.

“Eu nunca tinha mexido em ar-condicionado na vida antes, e foi no CDPM 2 que aprendi essa profissão. Estou indo para a minha terceira capacitação dentro do sistema penitenciário, com o objetivo de me especializar cada vez mais para abrir uma empresa e dar continuidade nesse trabalho lá fora”, contou o reeducando.

O secretário de Administração Penitenciária, coronel Vinícius Almeida, assinala que a ocupação dos apenados acarreta inúmeros benefícios.

“Além de receberem uma oportunidade profissional por meio da capacitação e a prática do trabalho, ainda ganham a remição de um dia da pena a cada três dias trabalhados e o sentimento de realização pela prática de uma atividade essencial. Para nós, uma economia significativa e a sensação de dever cumprido, de que estamos no caminho certo, trabalhando para mudar essas vidas positivamente”, declarou.

Outros serviços – Hoje, a manutenção predial da sede da Seap é feita 100% pela mão de obra carcerária. O próprio estabelecimento foi totalmente reformado pelos internos, no ano passado. Atualmente, um grupo de apenados também cuida da roçagem, jardinagem e limpeza do local.

FOTO: Divulgação/Seap

Publicidade
Publicidade

Leia mais

Bolsonaro diz que vai decidir pessoalmente sobre adoção do 5G no país

elayne

Governo inicia testes no Sistema de Esgotamento Sanitário construído pelo Prosamim III

elayne

Governo do Amazonas abre inscrições para PcDs acessarem local exclusivo no Festival de Parintins

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais