Conexão Amazônica
GERAL

Serviço de Telemonitoramento da Prefeitura de Manaus oferece acompanhamento e orientações às vítimas da Covid-19

Publicidade

Prefeitura de Manaus, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), oferece mais uma ferramenta para auxiliar no combate à pandemia da Covid-19 na cidade. É o serviço de Telemonitoramento, por meio do qual, profissionais da secretaria prestam orientações e acompanham regularmente a condição de saúde das vítimas do coronavírus na capital.

O atendimento dos usuários é feito por meio de ligação telefônica ou videochamada. Os pacientes que recebem o serviço são atendidos conforme critérios de idade e comorbidades. Para os usuários acima de 60 anos e àqueles com condições clínicas de risco, a equipe entra em contato a cada 24 horas. Nos demais casos, o acompanhamento acontece em intervalos de 48 horas.

A secretária municipal de Saúde, a médica Shádia Fraxe, reafirma a busca do prefeito David Almeida em oferecer o melhor atendimento à população em diversas frentes, como forma de vencer a pandemia. “Temos desenvolvido vários canais, para oferecer orientações e apoio à população, para auxiliar tanto na prevenção quanto no tratamento da Covid-19. O telemonitoramento, nesse sentido, é mais uma iniciativa para dar um direcionamento profissional, a partir de uma equipe multidisciplinar de saúde, às pessoas que se encontram em situação de cuidado doméstico, e, como tal, presta uma contribuição valiosa à nossa luta contra o vírus”, afirma.

Implantado em março de 2020, quando os primeiros casos do vírus começaram a ser registrados no município, o Telemonitoramento já atendeu a mais de 75 mil pacientes em Manaus, até o mês de dezembro. A equipe é multidisciplinar, composta por médicos, enfermeiros e cirurgiões-dentistas, além de bióloga, assistente social, fisioterapeuta e pessoal de apoio administrativo. Todos treinados a partir do Programa de Educação Continuada, desenvolvido dentro do próprio Telemonitoramento. Os servidores atuam no complexo da sede da Prefeitura de Manaus, no bairro Compensa, zona Centro-Oeste.

Fluxo

Durante o atendimento, é feita a avaliação da situação clínica (classificação de risco) do paciente, e são prestadas orientações sobre o autocuidado doméstico, o reconhecimento dos sinais de agravamento da Covid-19 e as unidades que oferecem o atendimento presencial em Manaus. Além disso, são investigados o cumprimento do isolamento social, por parte do paciente, e as condições que interferem na situação de saúde dele. Caso seja necessário, também é agendado o exame de RT-PCR domiciliar, tanto para o usuário quanto para contatos próximos com suspeita de infecção pelo novo coronavírus.

Como explica a gerente do Departamento de Atenção Primária (DAP) da Semsa, Sonja Girão, o Telemonitoramento usa a tecnologia para cumprir uma função essencial para a manutenção da saúde da população.

“Com o suporte oferecido pelas plataformas de comunicação a distância, as ligações e videochamadas feitas por celular e computador, nós podemos acompanhar os pacientes com Covid-19 sem desrespeitar o isolamento social, tão necessário para a preservação da saúde de usuários e servidores. Isso nos permite verificar a evolução dos casos entre a população, salvando vidas nesse cenário que exige, com frequência, o cuidado em casa, a fim de não sobrecarregar ainda mais as unidades de saúde de Manaus”, explica Sonja.

Texto – Renildo Rodrigues / Semsa

Foto – Altemar Alcântara / Arquivo Semcom

Publicidade

Leia mais

Congresso aprova Orçamento da União para 2021

elayne

Prefeitura realiza projeto ‘Bazar dos Servidores Empreendedores’ na Fundação Doutor Thomas

elayne

Prefeitura de Manaus está com inscrições abertas para a nova edição da ‘Semana do Regulado’

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais