Conexão Amazônica
SAÚDE

Servidores do Centro Psiquiátrico Eduardo Ribeiro recebem ações voltadas ao fortalecimento da Saúde Mental

Publicidade

Buscando promover ações voltadas para a Saúde Mental do servidor, a Secretaria de Estado de Saúde (Susam) realizou, nesta sexta-feira (26/06), o projeto “Cuidando para Cuidar”, voltado aos profissionais de saúde do Centro Psiquiátrico Eduardo Ribeiro (CPER). O projeto faz parte de ação integrada da Coordenação Estadual de Saúde Mental, desenvolvida pelo Núcleo Estadual de Humanização e Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares de Saúde (PICS).

O núcleo busca promover atividades de autocuidado voltadas para a saúde e bem-estar dos profissionais das unidades de saúde e nesta edição, os servidores da unidade receberam sessões de auriculoterapia, reiki, meditação, barra access, florais, constelação familiar, terapia comunitária e terapia ayurveda, que consiste em adotar uma rotina diária saudável.

Publicidade

As atividades foram executadas por profissionais de saúde que atuam na rede estadual e que também são profissionais habilitados em terapias complementares. A coordenadora estadual de saúde mental, Helione Lima, falou sobre o objetivo que se pretendia alcançar com a socialização.

“A nossa participação é integrada e coletiva, nosso trabalho começa no momento quando percebemos a necessidade de ter olhar especial para o trabalhador, tendo em vista o estresse agudo que ele vem sentindo por conta da pandemia e efeitos que isso faz na vida das pessoas, como o aumento da ansiedade, dos medos e as incertezas”, explicou.

Segundo a coordenadora, o Centro Psiquiátrico Eduardo Ribeiro foi escolhido para ser a primeira unidade a receber as práticas integrativas para amenizar os efeitos do estresse acometido pelos trabalhadores, além de valorizar o trabalho dos profissionais que atuam na ponta do atendimento da saúde mental da rede.

Um dia diferente – Para a diretora do CPER, Andrea Barker, a atividade atendeu a uma demanda dos trabalhadores da saúde, que necessitavam de um acolhimento e cuidados para tratar melhor dos usuários.

“Nossa unidade tem a missão de cuidar da saúde mental dos usuários, mas a saúde mental é uma prioridade, então, não seria diferente com os profissionais. Está sendo um dia maravilhoso. Esse dia está sendo proveitoso para todo mundo”, agradeceu.

A técnica de enfermagem da unidade, Regilane Santana, recebeu uma sessão de terapia Reiki e voltou ao trabalho com a energia renovada. “Quando eu cheguei aqui, cheguei tensa e eu tô saindo uma outra pessoa, mais leve, parece que todos os problemas ficaram aqui, então uma luz se abriu no meu caminho”, confessou.

Valorização e bem-estar – Com a pandemia, o Núcleo Estadual de Humanização e a Coordenação de Saúde Mental se uniram para a realização de ações voltadas para o trabalhador da saúde, incluindo o CPER, com mudanças nas práticas de trabalho, revisão de fluxos e processos de trabalho e atendimento das demandas dos profissionais de saúde que atuam na linha de frente.

De acordo com a coordenadora núcleo, Ana Karla Pimenta, a ação de práticas integrativas e complementares de saúde, atende uma das principais demandas dos trabalhadores do CPER durante o momento atual.

“A nossa perspectiva é trabalhar a política nacional de humanização onde ela preconiza a saúde do trabalhador, que vai desde o cuidado a esse trabalhador, como também a adequação das questões do cotidiano que causam adoecimento do processo de trabalho. Então, a gente pode melhorar as relações desse trabalhador entre a equipe e na forma dele se relacionar com o usuário para que ele preste uma assistência mais humanizada e seja mais feliz trabalhando”.

PICS – Implantado em 2006 pelo Ministério da Saúde, as Práticas Integrativas e Complementares de Saúde (PICS) são um complemento de um trabalho já existente, sendo eficaz, de baixo custo…

Publicidade

Leia mais

Wilson Lima destaca apoio do Ministério da Saúde e parceria com setor privado para enfrentamento do novo Coronavírus

elayne

Sexo sem camisinha levou mais de 2 mil a buscarem medicação preventiva contra HIV em Manaus

elayne

Malária: gestantes, crianças e pessoas vulneráveis são mais afetadas

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais