Conexão Amazônica
SAÚDE

SES-AM afirma que decisão da Justiça sobre contrato do Delphina Aziz só reforça medidas que já vêm sendo adotadas pela secretaria

Publicidade

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) já está tratando com a Controladoria Geral do Estado (CGE) para fortalecer o controle sobre os serviços prestados pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) no Hospital Delphina Aziz. Em ofício encaminhado à CGE, no dia 15 de junho, a SES-AM solicitou apoio da CGE para a criação de auditorias paralelas para acompanhamento dos serviços prestados à secretaria, que inclui o contrato do hospital.

“A decisão da Justiça vem em boa hora e reforça aquilo que já vínhamos trabalhando, que é um acompanhamento mais rigoroso dos contratos, com estabelecimento de metas, indicadores e sistema de avaliação, conforme cita o processo”, afirma o secretário em exercício da SES-AM, Silvio Romano, que também é secretário executivo de Controle Interno da pasta.

Publicidade

Segundo ele, a SES-AM já vem trabalhando alinhada com o que buscam os órgãos de controle, o que se fortaleceu com a criação da Secretaria de Controle Interno, em setembro do ano passado. Tanto, que a pasta se antecipou ao pedido da Justiça Federal, sobre a elaboração de um novo programa de trabalho para o contrato firmado com INDSH, para gestão do Delphina Aziz e da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Campos Salles, e já trata sobre medidas mais rigorosas de controle com a CGE.

“Como responsável pelo Controle Interno na Secretaria, é de meu interesse esse acompanhamento dos contratos. Os fiscais de contrato assumem, desde já, uma importância maior, pois sabemos que a ação deles resultará em melhores serviços à população”, disse Romano.

Ampliação – De acordo com a SES-AM, o rigor se faz necessário, principalmente, porque o hospital aumentou sua capacidade instalada em um ano. O número de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) teve um acréscimo de 260% entre 2020 e 2021. O hospital saiu de 50 leitos de UTI, no início de 2020, para os atuais 180 leitos. A unidade também ampliou de 80 para 203 o número de leitos clínicos, o que não acontecia desde a inauguração, em 2014.

FOTO: Rodrigo Santos/SES-AM

Publicidade

Leia mais

Covid-19: metade das prefeituras aplicou a 1ª dose em 70% dos adultos

elayne

Prefeitura de Manaus promove ações de saúde na comunidade Nossa Senhora de Fátima

elayne

Comprovante de vacinação será exigido para quem chega ao Brasil

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais