Conexão Amazônica
GERAL

SES-AM convoca trabalhadores da saúde que ainda não vacinaram a buscarem a imunização

Publicidade

A meta de vacinação estadual é imunizar mais de 96,5 mil profissionais de saúde, com a primeira e segunda dose. Os grupos prioritários vêm sendo convocados desde o início da campanha, em 19 de janeiro

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) convoca os profissionais médicos que ainda não foram imunizados a buscarem a vacinação. De acordo com dados da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS), 18.536 trabalhadores da saúde, em todo o estado, ainda não tinham se vacinado até esta terça-feira (23/02). O número corresponde a 19% do público alvo da campanha para esse público prioritário.

Publicidade

O Amazonas possui 96.579 trabalhadores de saúde cadastrados para receber a vacina, desse total, 78.043 já tomaram a primeira dose, o que corresponde a 80,81%, e 14.815, o equivalente a 15,33%, receberam a segunda dose. A meta da campanha é vacinar 95% desses profissionais, o que corresponderia a 91.751 trabalhadores.

Em Manaus – município com o maior número de trabalhadores de saúde em atividade –, conforme os dados do vacinômetro da FVS, 55.534 trabalhadores já receberam a primeira dose, o equivalente a 87,7% dos 63.317 trabalhadores cadastrados. Na capital, 12,3% dos profissionais ainda precisam ser imunizados.

Mais expostos – Os profissionais de saúde estão expostos a um risco maior, que a população em geral, ao contágio pelo vírus da Covid-19. Conforme a coordenadora do Departamento de Vigilância Epidemiológica da FVS-AM, Angela Desireé, a vacinação do profissional de saúde causa uma cadeia de proteção, tanto para ele, quanto para a família e para os pacientes.

“É importante que todos os profissionais de saúde tomem a vacina e completem seus esquemas de vacinação com as duas doses. Desta forma, além de se proteger, ele protege os outros profissionais de saúde de hospitais e clínicas onde atuam, protege os familiares e protege também a população que vai ser atendida por ele nas unidades de saúde”, pontuou a coordenadora, sobre a importância da vacinação.

Para a coordenadora do Departamento de Vigilância Epidemiológica da FVS-AM, a vacina representa um avanço em direção ao controle da pandemia e todos devem colaborar para frear a disseminação do vírus.

Grupos prioritários – Conforme o Plano Operacional da Campanha de Vacinação contra Covid-19 no Amazonas, desenvolvido pela FVS-AM, com base nas orientações do Ministério da Saúde (MS), nesta primeira fase da vacinação, está prevista a contemplação de pessoas que estejam nos seguintes grupos prioritários: povos indígenas vivendo em terras indígenas, trabalhadores de saúde, pessoas de 80 anos ou mais, pessoas de 75 a 79 anos, pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas e pessoas com institucionalizadas com deficiência.

Os grupos prioritários vêm sendo convocados desde o início da campanha, em 19 de janeiro. Em todo o Estado, já foram aplicadas 250.085 doses de vacina até a terça-feira (23/02), sendo 221.004 de primeira dose e 29.081 de segunda dose, de acordo com dados parciais do Programa Nacional de Imunização, da FVS-AM (PNI/FVS-AM).

Até o momento, o Amazonas recebeu 555.620 doses de vacina contra a Covid-19, destas, 553.890 doses já foram entregues e 1.154 doses estão programadas para serem entregues.

Cuidados – Mesmo após a imunização, é necessário manter a rotina de cuidados para evitar a transmissão da doença. As medidas são fundamentais para impedir o surgimento de novos casos no estado.

Para a coordenadora do Departamento de Vigilância Epidemiológica da FVS-AM, a vacina representa um avanço em direção ao controle da pandemia e todos devem colaborar para frear a disseminação do vírus.

“Os cuidados de higiene pessoal e comunitários permanecem mesmo depois da aplicação das duas doses da vacina. Não podemos esquecer que o vírus continua circulando no nosso estado”, alertou.

Todas as informações sobre a vacinação contra Covid-19 no Amazonas podem ser acessadas no site da FVS. As informações sobre Distribuição e Estoque de Vacinas são acessadas por meio do link https://bit.ly/3owHiPU. Já o vacinômetro, com os dados consolidados da aplicação da vacina no estado, estão disponíveis no link https://bit.ly/3aTsndS.

FOTOS: Divulgação / SES

Publicidade

Leia mais

De janeiro a novembro, prefeitura passa de 51 mil atendimentos no licenciamento urbano

elayne

Prefeitura de Manaus firma parceria com multinacional para ofertar vagas de emprego

elayne

Confira os vereadores e vereadoras eleitos/as neste domingo em todo Brasil

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais