Conexão Amazônica
GERAL

SES-AM reforça compromisso com a transparência em reunião com órgãos de controle

Publicidade

Videoconferência ocorreu nesta quinta-feira (21/01) para explanação das ações do Estado no enfrentamento à pandemia de Covid-19

O secretário de Estado de Saúde (SES-AM), Anoar Samad, participou de uma videoconferência com representantes dos órgãos de controle nesta quinta-feira (21/01) para explanar as ações adotadas pelo Estado no enfrentamento à pandemia de Covid-19 e reforçar o compromisso do Governo do Amazonas com a transparência.

Publicidade

A equipe técnica da SES-AM e da Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) compôs a mesa de reunião e esclareceu as dúvidas das autoridades em relação à capacidade instalada no Estado do Amazonas para atender pacientes diagnosticados com Covid-19 e outras síndromes gripais.

Também participaram da reunião a procuradora regional dos Direitos do Cidadão, Michèle Corbi, do Ministério Público Federal (MPF); a promotora pública Cláudia Câmara, do Ministério Público do Amazonas (MP-AM); e representantes da Defensoria Pública da União (DPU).

O secretário Anoar Samad informou que a SES-AM segue aprimorando a coleta e divulgação dos dados referentes às internações e disponibilidade de leitos clínicos e de UTI na rede estadual para que o painel de monitoramento, atualizado e disponível à população, apresente dados cada vez mais fidedignos durante esse período de aumento no número de casos de Covid-19.

“O planejamento para Covid-19 sempre existiu, estamos preparados em relação ao número de leitos. O que nós estamos observando é que a variante Ômicron, extremamente transmissível, não está se comportando como o que nós conhecemos por Covid e, por isso, estamos reorganizando e ampliando a alimentação dos dados para esse monitoramento”, afirmou Anoar.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, reforçou a necessidade de incentivar a população a manter o esquema vacinal completo contra a Covid-19. O Estado mantém o compromisso de apoiar a vacinação nos municípios do interior do Amazonas.

“Estamos aguardando o levantamento das necessidades apontadas pelas secretarias municipais de saúde para que o Governo do Estado possa apoiar, pois sabemos que muitos municípios enfrentam dificuldades, principalmente logísticas”, contou Tatyana Amorim.

Leitos de retaguarda – O Governo do Amazonas mantém requisitados 81 leitos clínicos e 22 leitos de UTI do Hospital de Combate à Covid-19 Nilton Lins, desde 25 de janeiro de 2021. Caso haja aumento da taxa de ocupação nos demais hospitais da rede pública estadual, a unidade será reativada para recebimento dos pacientes, conforme Plano de Contingência Estadual.

Em parceria com o Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), unidade federal administrada pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), o Governo ampliou a disponibilização de leitos para casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). São 74 leitos que estão à disposição da rede pública, sendo 54 clínicos e 20 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que já recebem pacientes desde a última semana.

Publicidade

Leia mais

Grupo Superdoadoras promove, com apoio da Atem, primeira campanha do ano de doação de sangue

Daly Ruiz

Prefeitura de Manaus destaca qualidade na Atenção Primária no Dia Mundial da Saúde

elayne

Procon-AM apreende quase 60 quilos de alimentos em supermercado na zona oeste de Manaus

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais