Conexão Amazônica
ECONOMIA

Setor da alimentação fora do lar consegue manter resultado positivo no mês de junho de 2022

Publicidade

Pesquisa aponta que 39% dos estabelecimentos já trabalharam com lucro em julho mesmo com 21% trabalhando no prejuízo ainda preocupar o setor

O setor de alimentação fora do lar vem recuperando as vendas e fazendo lucro gradativamente. É o que aponta levantamento da Abrasel com 1.484 estabelecimentos de todo o Brasil. Em Manaus, 39% do setor teve o melhor resultado do ano, em junho, em comparação com maio, que foi 34%. No entanto, mais de um quinto das empresas ainda têm prejuízo, 21% trabalham no vermelho (em maio foi 14%) e outros 40% ficaram em equilíbrio.

Publicidade

Inflação

A inflação continua como a grande vilã, 57% não conseguem repassar aumento de custos, o número é um pouco melhor do que 65% de junho. Já 18% das empresas dizem que não conseguem reajustar o cardápio, 39% fizeram reajustes abaixo da inflação e 36% só aumentaram conforme o índice oficial. E 7% majoraram o cardápio acima da inflação.

Contratações

A boa notícia vem do otimismo em relação ao futuro, pois 36% das empresas pretendem contratar novos funcionários até o final de 2022. Outras 59% esperam manter o quadro de empregados atual e somente 5%têm a intenção de demitir funcionários no período.

Crédito

Na busca de soluções, o setor procura uma forma de ajuda com os empréstimos, 65% têm empréstimos contratados. Dos que fizeram empréstimos regulares, 33% têm parcelas em atraso. Já os que pegaram dinheiro do Pronampe a inadimplência é menor, 17%. A média de comprometimento do custo mensal com pagamento de dívidas bancárias é de 12,8%.

De acordo com o presidente da Abrasel no Amazonas, Rodrigo Zamperlini, “A retomada econômica segue acontecendo e, com isso, diminuiu o número de empresas que operaram com prejuízo em julho. Mesmo com o fôlego apertado pelas dívidas contraídas, os estabelecimentos da alimentação fora do lar preveem a geração de um número significativo de novos empregos até o final do ano, demonstrando que a abertura de linhas de crédito e adoção de medidas que trouxeram benefícios econômicos, além de salvarem muitos negócios, também trouxeram retorno à sociedade”, afirma Zamperlini.

Publicidade

Leia mais

Senacon alerta para riscos de golpe durante compras na Black Friday

elayne

Auxílio emergencial: Caixa libera 2ª parcela para nascidos em agosto

elayne

Caixa renegociou R$ 371 milhões em dívidas desde início do Desenrola

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais