Conexão Amazônica
SAÚDE

Síndrome de início de ano: o que é e por que a ansiedade aumenta

Publicidade

Ser feliz não é exclusividade dos bem-dotados, mas uma escolha pessoal. É habilidade a ser aprendida e exige treino diário

O ano de 2022 chegou com tudo e, com ele, as expectativas de planos, projetos e metas de vida.  Mas, se a época parece feliz para uns, para outros o sentimento é de tristeza, melancolia e frustração, levando até a casos de depressão e ansiedade. 

Publicidade

De acordo com uma pesquisa realizada pela International Stress Management Association, 80% das pessoas são atingidas pelo estresse, que está ligado diretamente ao aumento e acúmulo de tarefas, sobrecarga de pensamentos, ritmo frenético no trabalho e férias escolares, além das expectativas para o ano que vem.

A psicóloga da Audimed Saúde, Natássia Santos, explica que todo início de ano é criado novas expectativas e novas metas. É como um renascimento de um novo ciclo no psicológico das pessoas. Com isso, é gerado ansiedade sobre esses projetos. Ainda mais, se os planos no ano passado tenham sido frustrados.

A especialista recomenda algumas práticas para o início do ano. “Se acolha mais, se perdoe por não ter alcançado alguns objetivos passados. Refaça novos projetos, pois, assim como o ano passou, você também não é mais a mesma pessoa. E, entender que nem tudo depende de você”.

A expectativa dos novos planos para o ano se mistura à frustração dos planos não concretizados. A psicóloga destaca que o equilíbrio é o ponto essencial para não se cobrar demais, bem como não se acomodar demais.

“Equilíbrio é a base de tudo, estar cômodo é uma condição que te satisfaz. Mas, que ponto isso é bom? Assim como, a auto cobrança de alcançar a perfeição ou a excelência. Buscar sua melhor performance, se reinventar, se destacar entre os demais precisa fazer sentido para a pessoa. Muitas vezes, nos permitimos buscar algo que o outro disse que é bom, que é legal. Pondere, reflita em primeiro lugar se você está realizado ou cansado?”, recomenda.

Ser feliz não é exclusividade dos bem-dotados, mas uma escolha pessoal. É habilidade a ser aprendida e exige treino diário que envolve esforço e garante recompensa. Natássia dá algumas dicas para ser mais feliz:

 – Priorize a si e aos que você ama.

– Tenha tempo para você.

– Busque cuidar da saúde física e mental.

– Faça atividades físicas.

– Novos planos, novos projetos. Mas, antes de tudo viva o hoje. Não condicione sua felicidade a algo ou alguém!

– Pratique a gratidão e o perdão e serás feliz como recompensa!

Publicidade

Leia mais

Hapvida NotreDame Intermédica amplia rede de atendimento com três novos hospitais

elayne

Prefeitura de Manaus discute aprimoramento da política de humanização do parto

elayne

Wilson Lima anuncia vacinação contra Covid-19 para público de 12 a 17 anos e segunda dose para trabalhadores da educação

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais