Conexão Amazônica
CIDADES

Sistema da Prodam garante distanciamento social na quarta edição do ‘Muda Manaus’

Publicidade

A empresa Processamento de Dados Amazonas S.A (Prodam) vai fornecer um sistema de gerenciamento de senhas na quarta edição do programa “Muda Manaus”, a ser realizada de 2 a 4 de julho, no bairro Cidade de Deus, zona norte da capital amazonense. O uso da solução vai possibilitar que os cidadãos tenham acessos aos diversos serviços oferecidos pelo Estado de maneira ordenada, sem aglomerações, conforme os protocolos de segurança sanitária estabelecidos para prevenção e combate à Covid-19.

Segundo o diretor técnico da Prodam, Heleno Ferreira, essa é a mesma solução que foi utilizada durante a contratação de mais de 3 mil profissionais da área de saúde pelo Governo do Estado, em janeiro deste ano. “A Prodam possui expertise nesse tipo de solução que automatiza o atendimento público. Nosso objetivo é garantir que os cidadãos sejam atendidos da maneira mais segura e rápida possível”, informou.

De acordo com Heleno, ao chegar às escolas estaduais Frei Mario Monacelli e Wilma Vitoriano Geber, que irão receber as atividades do “Muda Manaus”, o cidadão deverá informar o serviço ou o órgão para o qual deseja atendimento aos servidores públicos que estarão recepcionando a população.

“É o servidor público que vai inserir as informações no sistema e imprimir a senha. A partir daí, o cidadão será orientado a esperar a sua vez, que será anunciada nas telas disponíveis no local do evento”, explicou.

Conectividade – A Prodam também vai fornecer conexão de qualidade para que os serviços públicos possam ser acessados on-line. Durante todos os dias do evento, serão disponibilizados para a escola Frei Mario Monacelli um circuito de dados de principal 200Mbps, um circuito de contingência de 100Mbps e uma banda de internet de 200Mbps. Já a escola Wilma Vitoriano Geber vai receber um circuito de 200Mbps e uma banda de 50Mbps de Internet.

“Além dessa conexão, que é suficiente para que os órgãos que estarão prestando serviços se conectem ao Datacenter da Prodam, também instalamos uma infraestrutura de WiFi em toda a escola para atender às outras demandas dos órgãos públicos”, informou Heleno.

Mais informações: Assessoria de Comunicação da empresa Processamento de Dados Amazonas S.A (Prodam): Isabela Catarino (99127-4672 e isabela@prodam.am.gov.br).Junho Vermelho encerra com o comparecimento de mais de 5 mil pessoas no Hemoam

Apesar da pandemia, a queda no número de doações neste mês foi de apenas 2% em relação ao ano passado

Dos dias 1º até 30 de junho, a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) recebeu pouco mais de 5.100 candidatos à doação de sangue. Desse total, 4.080 foram aptos a doar. O número aponta uma queda de 2% em relação ao mês de junho de 2019, quando foram contabilizados 5.670 comparecimentos e 4.100 doações aptas.

O resultado é excelente, levando-se em consideração a pandemia de Covid-19. Para esse desempenho, a Fundação teve o apoio da sociedade civil organizada, empresas privadas, igrejas e instituições públicas, que ajudaram a mobilizar os doadores de sangue e a garantir o fornecimento do produto para todo o estado.

“O mês de junho é considerado o mais crítico do ano para o estoque de sangue de todos os hemocentros do país. Somando a isso a pandemia, ficamos bastante preocupados e buscamos apoio de diversos grupos de esporte amador e profissional, das Forças Armadas, das igrejas, empresas e de órgãos do poder público também”, contou a diretora do Hemoam, Socorro Sampaio.

Segundo a diretora, que também é médica hematologista e hemoterapeuta, em períodos normais, o comparecimento de doadores na instituição gira em torno de 180 a 250 por dia. A partir da segunda quinzena de março, esse número caiu em mais da metade.

A preocupação em relação ao estoque de sangue permanece. “Sabemos que a pandemia ainda não passou e continuamos convocando os doadores de sangue ou pessoas que queiram ser doadoras para virem dar sua contribuição para a saúde da população”, alertou Sampaio, ao destacar que, só em junho, o Hemoam distribuiu 6.729 componentes do sangue para a capital e o interior do Amazonas.

Parcerias – Entre as parcerias e mobilizações realizadas em junho, o grupo Super Doadoras movimentou atletas profissionais e amadores nos dias 13, 18 e 19 de junho.

No dia 16, uma parceria com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) sensibilizou torcedores e jogadores de pelo menos dez clubes do futebol amazonense. A iniciativa se repetiu em vários estados brasileiros, com organização da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH).

No dia 17, o Hemoam preparou uma programação especial aos doadores, com lanche diferenciado e a participação de instituições como o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) e Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), além de estudantes universitários e membros de igrejas da capital.

FOTOS: Divulgação/Hemoam

Publicidade

Leia mais

Ação solidária do Instituto Sabin arrecada roupas em Manaus

elayne

Após seis anos sem reajuste, Prefeitura de Manaus anuncia novo valor da tarifa do ônibus e garante aumento salarial aos trabalhadores do setor

elayne

Em cinco dias, Prefeitura de Manaus retira tubos de ferro, amplia drenagem e inicia reaterro da avenida Djalma Batista

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais