Conexão Amazônica
GERAL

Sistema socioeducativo do Amazonas não tem atualmente adolescentes infectados por Covid-19

Publicidade

A titular da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Mirtes Salles, recebeu nesta segunda-feira (25/01), na sede do órgão, no bairro Adrianópolis, zona centro-sul, o juiz da Vara de Execução de Medidas Socioeducativas da Comarca de Manaus, Luís Cláudio Cabral Chaves, para alinhar ações voltadas às áreas da socioeducação e informar sobre a prevenção e combate ao novo coronovírus (Covid-19) dentro do sistema socioeducativo.

Em reposta ao ofício do magistrado, emitido na última quinta-feira (21/01), a secretária destacou que de todas as recomendações propostas, apenas uma falta ser cumprida em sua totalidade, a de enviar os resultados dos testes para detecção da Covid-19, realizados nos adolescentes dos centros socioeducativos, para a Vara responsável. No entanto, a titular adiantou que neste ano, até o dia 11 de janeiro, 12 adolescentes testaram positivo para o novo coronavírus, sendo 7 do Dagmar Feitosa e 5 da Unidade de Internação Provisória, mas, atualmente, encontram-se fora do período de transmissão.

A secretária destacou também que testes rápidos, RT-PCR e sorológicos são realizados, periodicamente, nos cinco centros socioeducativos do Estado, sendo feitos em socioeducandos, servidores, terceirizados e estagiários.

“As medidas de segurança estão sendo todas tomadas de acordo com a Organização Mundial da Saúde [OMS], o Ministério da Saúde, e todos os órgãos ligados à área da Saúde, que criaram essas regras de combate à Covid-19 e que servem de base para todos os cuidados que estamos tendo. Temos uma população de adolescentes internados e que precisa realmente ser monitorada, acompanhada de perto, porque uma contaminação dentro do sistema socioeducativo pode afetar a todos”, disse a gestora.

Força conjunta – O juiz Luís Cláudio salientou que, na área da Infância e Juventude, é necessário existir uma interação de esforços para se alcançar as finalidades destinadas à área da socioeducação.

“Qual o objetivo final? O redirecionamento, a ressocialização dos adolescentes. E você não faz isso sozinho, é preciso construir pontes com os outros órgãos. Então, nesse aspecto, estive aqui com a secretária para que possamos elaborar uma pauta conjunta para atingir esse fim da ressocialização dos adolescentes e, notadamente, do enfrentamento à Covid-19. Existem duas resoluções da Comissão Interamericana de Direitos Humanos em relação à Covid-19 e é importante que elas sejam cumpridas. Vim aqui contribuir para a elaboração de estratégias”, disse o magistrado.

Ações desenvolvidas – A secretária executiva de Direitos da Criança e Adolescente da Sejusc, Edmara Castro, informou que as medidas adotadas para os socioeducandos que testaram positivo foram colocá-los em isolamento social, com realização de consultas médicas e, quando o caso necessitava, dispensação de medicação.

“Lembrando que esse isolamento ocorreu dentro da própria unidade. Também foram restringidas as atividades que eles praticam, justamente para evitar o contágio. Hoje estamos com o total de 65 adolescentes no sistema. Destes, nenhum está positivo para a Covid-19. Esses que testaram positivo já passaram do período de transmissão”, explicou Edmara.

Saiba mais – Em todas as unidades do sistema socioeducativo estão ocorrendo o procedimento de quarentena para os recém-chegados, como medidas de segurança e prevenção ao novo coronavírus, atendendo todas as medidas de isolamento, presentes em decretos estaduais e recomendações do Ministério da Saúde e organismos internacionais como a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A Sejusc, desde o início da pandemia, tomou as medidas necessárias para evitar a contaminação nas unidades. Foram disponibilizadas pias para higienização de mãos em todas as unidades e aferição de temperatura, bem como álcool em gel e uso de máscara pelos internos e servidores. Além disso, todas as equipes que atuam na Sejusc e órgãos vinculados à pasta, estão passando por testagem periódica da Covid-19.

A visita de familiares aos centros socioeducativos também foi interrompida como medida de prevenção, onde o contato com os adolescentes passou a ser por meio de videochamadas acompanhadas de psicólogos.

FOTOS: Raine Luiz / Divulgação

Publicidade

Leia mais

Semef demonstra a vereadores confiabilidade da atualização cadastral dos imóveis no IPTU 2023

Elaine Marques

Sedecti participa de reunião sobre programa Amazônia Conectada

Elaine Marques

Prefeitura de Manaus realiza mutirão de limpeza na praça Desembargador Paulo Jacob, no Centro

Elaine Marques

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais