Conexão Amazônica
GERAL

Sociedade de Infectologia pede abandono de hidroxicloroquina contra Covid-19

Publicidade

A Sociedade Brasileira de Infectologia publicou, nesta sexta-feira, um informe pedindo que o seja abandonado o tratamento com hidroxicloroquina em qualquer fase de sintomas da Covid-19.


Ela pede que o Ministério da Saúde, estados e municípios reavaliem suas orientações, não prescrevendo tratamentos ineficazes, e com riscos de efeitos colaterais.

Publicidade


A sociedade médica afirma que, nesta quinta-feira, dois estudos clínicos robustos foram publicados em revistas médicas de prestígio, apontando que a hidroxicloroquina não traz benefício para a prevenção e nem para o tratamento hospitalar para o coronavírus.


Em ofício assinado pelo Secretário de Atenção Especializada à Saúde, Luiz Otávio Franco Duarte, no final de junho, o Ministério da Saúde recomendou à Fiocruz a divulgação da prescrição da cloroquina e hidroxicloroquina de forma precoce nos primeiros dias de sintomas para a Covid-19.


Em maio, o Ministério da Saúde recomendou o tratamento precoce com cloroquina e hidroxicloroquina para pacientes com Covid-19. Em junho, a pasta ampliou a recomendação para o uso desses medicamentos para gestantes, crianças e adolescentes.


Em nota, a presidência da Fiocruz disse ter recebido a circular do Ministério da Saúde, bem como outros hospitais federais, e entende ser de competência dos médicos sua possível prescrição.


A instituição disse que participa, por designação do ministério, e é responsável no Brasil pelo estudo clínico Solidariedade, que avalia a eficácia de diversos medicamentos para a Covid-19.

Publicidade

Leia mais

Ufam divulga editais para 1ª e 2ª etapas do PSC; provas ocorrem em julho

elayne

TST homenageia lideranças indígenas na nova edição do Gente que Inspira

elayne

Prefeitura apresenta planejamento de visitas técnicas para atualização de dados do Suas

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais