- Spotters são entusiastas da aviação que se dedicam a fotografar aeronaves;
- Evento proporciona acesso às áreas operacionais, permitindo fotos únicas de pousos e decolagens;
- Momento valoriza os “spotters” e fortalece a conexão do aeroporto com o público.
Os apaixonados pela aviação e fotografia tiveram a chance de participar do Spotter Day 2024, realizado no Manaus Airport. O evento, promovido pela Concessionária dos Aeroportos da Amazônia, integrante da rede VINCI Airports, ocorreu na tarde desta terça-feira (24) e contou com uma programação voltada a fotógrafos amadores e profissionais que se dedicam a capturar imagens de aeronaves.
“Spotter” é um entusiasta da aviação que se dedica a observar e fotografar aeronaves como hobby. O evento contou com 15 participantes, que tiveram a chance de registrar sua paixão por aeronaves e conhecer mais sobre o ambiente aeroportuário.
Durante a programação, os spotters participaram de um briefing de segurança contendo orientações gerais sobre acesso às áreas operacionais. Após o credenciamento e a entrega dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), seguiram para registrar o pouso das aeronaves. Em seguida, realizaram um tour pela pista de pouso e decolagem e se deslocaram para o segundo ponto de registro, localizado na cabeceira da pista, para capturar momentos de voo e aterrissagem das aeronaves. O evento foi encerrado no final da tarde.
Esta é a terceira vez que o Manaus Airport participa do evento, que é realizado em todos os países onde a VINCI Airports opera. O aeroporto foi o primeiro do país a contar com um “spotter point”, espaço de observação estruturado, exclusivo e gratuito, para os amantes da aviação.
O evento promoveu a troca de experiências entre entusiastas da aviação e fotógrafos. Os spotters puderam capturar imagens de pousos e decolagens de voos comerciais do dia e do voo charter do Boeing 757 da IcelandAir, vindo de Salvador, além de registrarem o entardecer na capital amazonense, tornando o evento ainda mais especial.
Uma das participantes, Natália Lima, de 25 anos, afirmou que esta edição superou a primeira que ela participou, e que recomenda a experiência para quem ainda não conhece esse universo. “Viver isso é realmente é muito gratificante, porque é uma experiência única. É uma alegria para quem é apaixonado por aviação ter essa oportunidade e o privilégio de fazer parte disso”, disse.
O Diretor-Presidente da Concessionária dos Aeroportos da Amazônia, Júlio Ribas, destacou: “Oferecer essa experiência aos spotters em Manaus é uma oportunidade de valorizar ainda mais essa comunidade dedicada à aviação, e reforçar nossa conexão com o público por meio das lentes deles.
Sobre o Manaus Airport
O Aeroporto de Manaus, membro da rede VINCI Airports, é administrado pela Concessionária dos Aeroportos da Amazônia desde 12 de janeiro de 2022. Localizado no maior estado do Brasil, o Amazonas, é um dos principais aeroportos da Região Norte do País.
Sobre a VINCI Airports
Maior operadora privada de aeroportos do mundo, a VINCI Airports administra mais de 70 aeroportos em 14 países da Europa, Ásia e Américas. Graças à sua expertise como integrador global, a VINCI Airports desenvolve, financia, constrói e administra aeroportos, contribuindo com sua capacidade de investimento e know-how para otimizar o desempenho operacional, modernizar a infraestrutura e implementar a transição ambiental. Desde 2016, a VINCI Airports é a primeira operadora global comprometida com uma estratégia ambiental internacional, com o objetivo de atingir zero emissões líquidas de carbono em toda a sua rede até 2050.