Conexão Amazônica
DESTAQUEGERAL

Startup ouve idosos de Manaus para mapear demandas por cuidados, lazer e bem-estar

Publicidade

Plataforma digital voltada à longevidade ativa está sendo desenvolvida com foco na prestação de serviços à população 60+

Ouvir para transformar. Esse é o propósito de uma pesquisa que está sendo realizada com pessoas com 60 anos ou mais, residentes em Manaus, a fim de compreender seus hábitos de consumo, interesses e principais carências em áreas como lazer, saúde, bem-estar e desenvolvimento pessoal.

A iniciativa é da startup amazonense Happy Sênior, premiada no Programa Empreendedores de Impacto 2024, promovido pelo Hub Conecta e executado pelo Instituto Tecnológico Educacional do Amazonas (Iteam). A edição reuniu 126 projetos do Amazonas, Roraima e Amapá, dos quais apenas 35 chegaram à final e cinco foram premiados. A Happy Sênior ficou entre os destaques após passar por diversas etapas de capacitação e validação.

pesquisa é online, já que um dos objetivos é também avaliar o grau de familiaridade dos idosos com ferramentas digitais de comunicação, como redes sociais, aplicativos e outras tecnologias. Para participar, basta acessar o link do formulário e responder às perguntas. Não é necessário se identificar ou fornecer nenhum dado pessoal — nem mesmo o nome.

O questionário está disponível para todos os idosos de Manaus que queiram contribuir com suas respostas. Os dados coletados serão utilizados para nortear o lançamento de uma plataforma digital que vai reunir serviços voltados à longevidade ativa, valorizando a experiência e as necessidades da terceira idade.

“Queremos construir algo relevante, e isso só é possível ouvindo quem realmente vive essa fase da vida. Os idosos são frequentemente invisibilizados quando se trata de consumo, lazer e inovação. A Happy Sênior nasceu para mudar isso”, explica a idealizadora da startup, Yndira Assayag.

A plataforma — em fase final de desenvolvimento — vai conectar profissionais autônomos e pequenos negócios a um público que, muitas vezes, encontra barreiras no acesso a serviços personalizados e humanizados. A expectativa é reunir atendimentos em diversas áreas, promovendo inclusão, acolhimento e mais qualidade de vida para o público 60+.

Idosos em Manaus e no Brasil

Segundo o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), vivem em Manaus mais de 200 mil pessoas com 60 anos ou mais. No país, a população idosa ultrapassa 32 milhões, representando cerca de 20% do consumo nacional e movimentando mais de R$ 1,8 trilhão por ano.

E ao contrário do que muitos imaginam, a maioria dos idosos já é adepta das tecnologias digitais de comunicação. De acordo com pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 72% deles utilizam redes sociais, sendo o WhatsApp o mais popular (92%), seguido por Facebook (85%) e YouTube (77%).

Não foram encontrados, porém, encontrados dados específicos sobre os hábitos de consumo da população idosa de Manaus em nenhuma fonte oficial, o que motivou a Happy Sênior a desenvolver seu próprio estudo.

A pesquisa é de caráter quantitativo, exploratório e não probabilístico, composta por perguntas objetivas sobre perfil sociodemográfico (idade, gênero, escolaridade, entre outros), rotina, estilo de vida, preferências e acesso a serviços de lazer, saúde e bem-estar.

A amostragem é aberta, e a participação é totalmente anônima, garantindo o sigilo das respostas. O objetivo não é gerar estatísticas representativas, mas levantar insights reais e relevantes para a construção de soluções mais humanas, acessíveis e alinhadas à realidade local.

Os idosos que queiram participar só precisam acessar o questionário, neste link.

Publicidade

Leia mais

Sine Manaus oferta 327 vagas de emprego nesta segunda-feira, 11/3

elayne

Prova objetiva do concurso para procuradores da PGE-AM acontece neste domingo (22)

elayne

Prefeito entrega Cras totalmente revitalizado aos moradores do bairro Colônia Terra Nova

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais