Conexão Amazônica
CIDADES

Sucesso em Manaus, “Dois Irmãos” concorre a prêmio nacional de Teatro

Publicidade

Inspirada na obra de Milton Hatoum, a peça amazonense leva a assinatura da Menina Miúda Produções Artísticas

Manaus (AM) – Após o sucesso em Manaus, o espetáculo “Dois Irmãos” concorre em quatro categorias do Prêmio Cenym de Teatro Nacional 2023. Inspirada na obra de Milton Hatoum, a peça amazonense leva a assinatura da Menina Miúda Produções Artísticas.

No Prêmio Cenym 2023, o espetáculo concorre nas categorias:

  • Melhor Atriz Coadjuvante,
  • Melhor Cenário,
  • Melhor Direção de Arte e
  • Melhor Cartaz e Programação Visual.

O diretor do espetáculo, Cairo Vasconcelos, celebra as indicações. “É um reconhecimento para toda a equipe que trabalhou incansavelmente no espetáculo ‘Dois Irmãos’. É uma prova do talento e dedicação de todos os envolvidos. Agora, é aguardar a premiação”, disse.

Indicada na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante, a atriz amazonense Acácia Mié concorre com nomes como Beth Goulart e Olívia Araújo. Na peça ‘Dois Irmãos’, ela interpreta ‘Domingas’, a empregada da casa e mãe de Nael, o narrador-personagem interpretado pelo ator Gabriel Mota.

O cenógrafo Juca Di Souza concorre nas categorias de Melhor Cenário e Melhor Direção de Arte. Atriz e designer, Thaís Vasconcelos concorre na categoria de Melhor Cartaz e Programação Visual.

A jornalista Edilene Mafra assina a comunicação estratégica da primeira temporada do espetáculo.

Sinopse

Ambientado na Manaus do século XX, o espetáculo “Dois Irmãos” é inspirado no romance homônimo — de mesmo nome — “Dois Irmãos”. Na obra, o escritor amazonense Milton Hatoum retrata os conflitos de uma família.

No centro do romance, estão os gêmeos Yaqub e Omar, que têm uma relação marcada por tensão e rivalidade.

Temporadas

Criado e encenado por amazonenses, o espetáculo apresentou duas temporadas em Manaus, uma em maio e outra em agosto deste ano.

No elenco da primeira temporada estiveram Amanda Magaiver (Zana); Brenda Amora (Rania); Acácia Mié (Domingas); Junior Victorino (Omar); Beto Monteiro (Yaqub); Wilson do Carmo (Halim) e Gabriel Mota (Nael). Na segunda temporada, Pabi Xavier passou a interpretar Rania.

Cairo Vasconcelos assina a direção geral do espetáculo. A produção e preparação corporal é de Emília Pontes.

Dione Maciel assinou o figurino. Viktor Judah foi o produtor musical. A iluminação é de Marcio Braz. A maquiagem e visagismo são de Eugenio Lima.

Cairo Vasconcelos adiantou que a Menina Miúda Produções Artísticas planeja uma terceira temporada da peça. “Nossa intenção é proporcionar ao público mais oportunidade de se emocionar com a história do espetáculo. Em breve, vamos compartilhar mais detalhes”, afirmou.

O romance de Milton Hatoum já foi adaptado para TV, em minissérie da Globo; em espetáculo teatral, por profissionais de São Paulo; e em HQ (História em Quadrinhos), pelos quadrinistas paulistanos Fábio Moon e Gabriel Bá.

Foi a primeira vez que o romance ganhou uma peça teatral criada e produzida por amazonenses. A montagem foi possível após o projeto ser contemplado no Prêmio Funarte de Estímulo ao Teatro 2022. As apresentações em Manaus contaram com o apoio da Secretaria de Estado e Economia Criativa do Amazonas (SEC-AM) e da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

Prêmio Cenym

Realizado anualmente pela Academia de Artes no Teatro do Brasil (ATEB), o Prêmio Cenym reconhece os talentos do teatro brasileiro, desde obras, artistas, até projetos e locais.

Criada em 2001, como um evento local em Sergipe, pelo ator, diretor, produtor, roteirista e crítico de teatro Tom Williamson, a premiação chega à 22ª edição em 2023.

O prêmio seguiu no formato local até 2010, quando passou a ser apresentado pela ATEB e se tornou oficialmente uma premiação nacional.

A cerimônia de entrega das estatuetas ocorre tradicionalmente no mês de novembro, quando são anunciados os vencedores das 30 categorias do prêmio.

Como é a premiação funciona

Os vencedores do Prêmio Cenym são escolhidos por meio do voto de uma comissão da ATEB. De acordo com a organização da premiação, o grupo é formado por atores, atrizes, diretores, cenógrafos, coreógrafos, figurinistas, iluminadores, sonoplastas, maquiadores, críticos e outros profissionais em atividade nos palcos de todo o país.

Neste ano, a votação vai ocorrer de 6 a 12 de novembro. Após definir os vencedores, o Prêmio Cenym realizará a entrega da premiação no dia 21 de novembro, em Aracaju, Sergipe.

“Os vencedores da edição serão revelados em um evento especial privado. No entanto, todos poderão acompanhar o anúncio que será amplamente divulgado no site e em nossas redes sociais, em tempo real, a partir das 21h, horário de Brasília”,informou a organização.

Menina Miúda Produções Artísticas

Fundada em 2019, a Menina Miúda Produções Artísticas é uma produtora teatral do Amazonas. O grupo busca movimentar a cultura do Estado e proporcionar oportunidades aos artistas locais por meio de formação nas artes cênicas. Também atua na produção teatral, levando espetáculos a diferentes públicos, e promove eventos, como feiras e circuitos artísticos.

*Com informações da assessoria

Fonte: Em Tempo*

Foto: Hamyle Nobre

Publicidade

Leia mais

Há oito anos necessitando de reformas, escola recebe revitalização da Prefeitura de Manaus

elayne

Bairro Petrópolis recebe novos postes, transformador e rede elétrica

elayne

Banhistas devem atender normas de uso e horários da praia da Ponta Negra durante pandemia

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais