Conexão Amazônica
GERAL

Suframa e Ibama se unem pela conservação e uso sustentável da fauna amazônica com ênfase no pirarucu

Publicidade

A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama/AM) planejam atuação conjunta para a execução de projetos que priorizem a conservação dos recursos naturais na Amazônia, principalmente os relacionados à fauna. O primeiro passo para que isso ocorra foi dado na sexta-feira (27/10), durante reunião na sede da Autarquia, entre os superintendentes Bosco Saraiva e Joel Araújo.

A proposta é buscar incentivos ao manejo sustentável do pirarucu por meio das empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM) que poderão consumir o “Gigante vermelho da Amazônia” ou participar da criação de estrutura da cadeia produtiva do pescado. “São trabalhos que o órgão analisa e autoriza. Nossa intenção é trazer a Zona Franca de Manaus para apoiar esse projeto de sustentabilidade que tem se demonstrado uma grande alternativa de geração de renda sem depredar a floresta. Assim a Suframa passa a colaborar diretamente com a sustentabilidade ambiental na zona rural da Amazônia”, justificou Joel Araújo.

Publicidade

Também ficou acertado que o Ibama irá montar um painel para apresentar o projeto à Suframa, com informações importantes ligadas ao manejo de “fauna em vida livre” – um conjunto de técnicas que permitem o aproveitamento, de forma sustentável, e a conservação dessas espécies. “Temos no Estado do Amazonas cerca de 97% de floresta preservada e um pujante polo industrial que abriga mais de 450 grandes indústrias, com geração de mais de 110 mil empregos diretos. Ou seja, conseguimos aliar o desenvolvimento econômico à preservação ambiental e, portanto, a Suframa com seu quadro técnico, está aberta para receber o projeto e analisá-lo”, informou o superintendente Bosco Saraiva.

Em relação ao manejo de quelônios, o projeto não prevê comercialização, mas apenas a preservação da espécie na natureza. Já o relacionado a jacarés, a proposta ainda está no início, à espera de uma rede autorizada para poder ser levado adiante. “A nossa vinda até a Suframa foi para pedir apoio a alguns projetos e tem a ver com a colaboração que a Autarquia pode dar para a conservação dos recursos naturais e também colaborar, de forma incisiva, para a preservação da floresta na Amazônia e com o desenvolvimento local das comunidades ribeirinhas. Certamente as empresas do Distrito Industrial querem se aliar à conservação da natureza, visando ao bem-estar de todos e carregar essa marca em suas imagens”, frisou Joel Araújo, que esteve acompanhado na reunião do técnico ambiental e ex-superintendente Hamilton Casara, e do coordenador do Programa Quelônios da Amazônia (PQA), Walmir Nogueira.

Texto: Isaac Júnior
Fotos: Divulgação/Suframa

Publicidade

Leia mais

Ageman vistoria substituição de luminárias no Residencial Gilberto Mestrinho

elayne

Cmei da prefeitura finaliza projeto Vila Sésamo com brinquedos para ‘Sala Lúdica’

elayne

ADS realiza edição especial de feira na Suhab

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais