
O superintendente da Polícia Federal do Amazonas, Alexandre Saraiva, foi retirado do cargo após se envolver em uma polêmica com o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles e o senador de Roraima, Telmário Mota, por conta de uma investigação da PF que culminou com a prisão de madeireiros.
A troca foi autorizada pelo diretor-geral da Polícia Federal, Paulo Mairuino. O líder do órgão escolheu o delegado Leandro Almada para substituir o colega. Almada é considerado o número 2 da gestão de Alexandre e também comandou as investigações à respeito da ação de empresários na extração ilegal de madeira que deu início ao embate entre Saraiva e Salles.
Paulo diz que está realizando várias mudanças internas no órgão, mas resolveu tirar Saraiva do cargo, curiosamente, um dia depois do delegado ter enviado uma notícia-crime ao STF, pedindo que o ministro do Meio Ambiente e o senador fossem investigados por tentarem atrapalhar as investigações do caso e por promoverem uma série de ataques à ele.
Telmário chegou a divulgar uma nota chamando Alexandre de “covarde, xiita e autoritário”.