Conexão Amazônica
SAÚDE

Susam aciona UTI aérea para transferir pacientes de Parintins para a capital

Publicidade

A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) transferiu para Manaus, na tarde desta sexta-feira (10/04), por meio de UTI aérea, dois pacientes de Parintins suspeitos de Covid-19. Ambos estão estáveis e receberam os primeiros cuidados de assistência no próprio município, incluindo a realização de tomografia. Outros dois pacientes de Parintins que também precisam de atenção especializada devem ser removidos para a capital ainda hoje.

Com as novas remoções, chega a 12 o número de pacientes transferidos para a capital pela UTI aérea, entre suspeitos e confirmados de Covid-19. Segundo a Susam, o Estado dispõe de três aeronaves com UTI exclusivas para casos da doença, que são utilizadas de acordo com a necessidade de cada caso e a distância do município de origem do paciente. Cada aeronave está equipada com todo o aparato necessário para realizar os atendimentos e tem capacidade para transportar até dois pacientes.

O fluxo de transferência específico criado para atender casos do novo coronavírus envolve também transporte rodoviário e fluvial. Nos municípios de Itacoatiara e Manacapuru, como o acesso é terrestre, foram disponibilizadas ambulâncias exclusivas para a remoção de pacientes. Outras duas ambulâncias ficam de prontidão em Manaus para fazer o deslocamento de quem chega por via fluvial.

Publicidade

Leia mais

Prefeitura de Manaus começa a aplicar 4ª dose da vacina contra a Covid-19 em imunossuprimidos nesta segunda-feira, 3/1

elayne

Vacinação contra a Covid-19 vai cobrir todas as faixas etárias com comorbidades o próximo sábado, 10/4

elayne

Prefeitura de Manaus promove ações de saúde e mobiliza população para prevenção no Dia Mundial do Diabetes

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais