Conexão Amazônica
SAÚDE

Susam aciona UTI aérea para transferir pacientes de Parintins para a capital

A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) transferiu para Manaus, na tarde desta sexta-feira (10/04), por meio de UTI aérea, dois pacientes de Parintins suspeitos de Covid-19. Ambos estão estáveis e receberam os primeiros cuidados de assistência no próprio município, incluindo a realização de tomografia. Outros dois pacientes de Parintins que também precisam de atenção especializada devem ser removidos para a capital ainda hoje.

Com as novas remoções, chega a 12 o número de pacientes transferidos para a capital pela UTI aérea, entre suspeitos e confirmados de Covid-19. Segundo a Susam, o Estado dispõe de três aeronaves com UTI exclusivas para casos da doença, que são utilizadas de acordo com a necessidade de cada caso e a distância do município de origem do paciente. Cada aeronave está equipada com todo o aparato necessário para realizar os atendimentos e tem capacidade para transportar até dois pacientes.

O fluxo de transferência específico criado para atender casos do novo coronavírus envolve também transporte rodoviário e fluvial. Nos municípios de Itacoatiara e Manacapuru, como o acesso é terrestre, foram disponibilizadas ambulâncias exclusivas para a remoção de pacientes. Outras duas ambulâncias ficam de prontidão em Manaus para fazer o deslocamento de quem chega por via fluvial.

Leia mais

Médica aponta cuidados no uso de vitaminas para suplementação

Daly Ruiz

Hospital Platão Araújo alerta para prevenção às lesões ortopédicas, durante o Carnaval

Daly Ruiz

Desafios e conquistas no início da vida acadêmica

Daly Ruiz

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais