Conexão Amazônica
SAÚDE

Susam conquista prêmio de ‘Melhor Projeto da Amazônia’ no PMI Amazônia – Melhores do Ano

Publicidade

A secretaria estadual conquistou a premiação com o projeto ‘Sistema de Gerenciamento de Despesas em Unidade de Saúde’

A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) venceu a 1ª edição do Prêmio PMI Amazônia – Melhores do Ano, conquistando o título de “Melhor Projeto da Amazônia” com o projeto “Sistema de Gerenciamento de Despesas em Unidade de Saúde”. A premiação foi realizada nesta segunda-feira (25/11), na Fundação Getúlio Vargas (FGV) do Amazonas Shopping.

Publicidade

O prêmio promove reconhecimento dos profissionais e organizações atuantes na área de projetos, disseminando as boas práticas para o amadurecimento em gestão na região. Em segundo lugar ficou uma iniciativa do estado do Pará.

“O Departamento de Tecnologia da Informação (Detin) da Susam tem feito um grande trabalho e a premiação comprova que a Susam está no caminho certo, buscando modernizar sua gestão e melhorar os serviços para o povo do Amazonas”, destacou o secretário Estadual de Saúde, Rodrigo Tobias. Ele explicou que o sistema desenvolvido pela Susam auxilia no controle financeiro das unidades de saúde.

Base de dados única – De acordo com Rodrigo Tobias, o objetivo do projeto da Susam é organizar uma base de dados única de todas as unidades para que a gestão torne mais eficiente o controle das despesas, receita e produção da rede de saúde.

“Estamos caminhando para a informatização de toda a rede em uma base de dados única, com a implantação da sala de situação e acompanhamento dos dados em tempo real pela gestão, que começa pela capital e, ao final do governo, se estenderá para o interior do Amazonas”, observa.

Avaliação – De acordo com o diretor do Detin, da Susam, Francisco Arce, o projeto de informatização da rede de saúde permitirá que a unidade aponte tudo o que é despesa e o que é receita para que a gestão possa acompanhar a evolução dos gastos e avaliar a eficiência dos serviços ofertados à população.

“O sistema subsidiará a gestão no controle dos gastos públicos e na tomada de decisão. O que buscamos é apresentar soluções que possam contribuir para melhorar o atendimento. Isso tudo utilizando pessoal da própria secretaria, com custo zero e sucesso no resultado. A conquista de hoje motiva a equipe a continuar se dedicando ao trabalho”, explicou Arce.

Ampliação – O projeto-piloto iniciou em agosto no SPA da Alvorada e está sendo ampliado para mais três unidades. Posteriormente, todas as unidades da rede estadual de saúde terão o sistema que integrará a sala de situação – uma espécie de “BIG Data da Saúde”. Com a conquista, o servidor Matheus de Oliveira Matsui dos Santos, que gerencia o projeto, também recebeu o prêmio de “Melhor Gerente de Projeto”.

Segundo o diretor do Detin, o prêmio representa a certificação das boas práticas em gerenciamento de projetos. “Quando há uma metodologia nos projetos implantados, a população e a secretaria só ganham”, afirmou.

Parceria – O Project Management Institute Amazônia Chapter (PMI-AM) faz parte de uma instituição internacional sem fins lucrativos que associa profissionais de gestão de projetos.

A Susam planeja realizar um convênio com o PMI-AM para disseminar a formulação de projetos com workshop ministrados internamente a profissionais de tecnologia da informação.

FOTOS: DIVULGAÇÃO/SUSAM

Publicidade

Leia mais

Amazonas ultrapassa o número de 70 mil recuperados da Covid-19 nesta segunda-feira (13/07)

elayne

Parto em domicílio pode ser alternativa durante pandemia, mas exige alguns cuidados

elayne

SES-AM afirma que decisão da Justiça sobre contrato do Delphina Aziz só reforça medidas que já vêm sendo adotadas pela secretaria

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais