Conexão Amazônica
SAÚDE

Susam foca nos jovens para prevenção às DSTs durante o Carnaval

Publicidade

Durante o Carnaval 2020, a Secretaria de Estado de Saúde (Susam), por meio Coordenação Estadual de IST/Aids e Hepatites Virais, vai trabalhar com a conscientização do público jovem em relação às Infecções Sexualmente Transmissíveis. A campanha “Carnaval da prevenção – Se Liga: diversão só com proteção” tem como objetivo incentivar a adoção de práticas sexuais mais seguras nesse segmento da população e vai usar, principalmente, as redes sociais para alcançar seu público.

De acordo com Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), entre janeiro e setembro de 2019, foram notificados 1.137 casos de HIV no Estado, em jovens e adultos. O maior número de casos notificados é de pessoas na faixa de idade entre 20 e 24 anos, totalizando 295 casos. Em segundo lugar vem a faixa etária de 25 a 29 anos, com 244 notificações, seguida da faixa de 30 a 34 anos, com 166 casos notificados.

Publicidade

“Durante o Carnaval, a distribuição de preservativos será feita nas Unidades Básicas de Saúde dos municípios. Além da distribuição in loco, as UBSs vão realizar ações de rua com entrega de preservativos, material informativo e orientação”, explicou a enfermeira Evelyn Campelo, da Coordenação de IST/Aids.

Diagnóstico – De acordo com a coordenação, a descentralização da oferta de testes rápidos na rede de saúde contribuiu para que a população tivesse maior acesso ao diagnóstico das infecções sexualmente transmissíveis e para a prevenção das doenças.

A Susam inaugurou três novos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs) ao longo de 2019 para aumentar a oferta do diagnóstico precoce de HIV/Aids. Além da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), na avenida Pedro Teixeira, Dom Pedro, zona centro-oeste, os testes rápidos também são realizados no Caimi Ada Viana, no bairro Compensa, zona oeste, na Policlínica Gilberto Mestrinho, na avenida Getúlio Vargas, centro, e na Policlínica Antônio Aleixo, na Colônia Antônio Aleixo, zona leste.

“Vamos orientar os jovens a buscarem mais esses serviços que, desde o ano passado, tornaram mais fácil o acesso aos testes rápidos. “Quanto mais cedo for o diagnóstico, a gente consegue interromper o ciclo de transmissão das DSTs e tratar os pacientes para que não desenvolvam a AIDs, por exemplo”, disse Evelyn.

Dos 1.137 casos de HIV em adultos 867 foram em homens e 270 em mulheres, conforme o Sinan. A Aids em adultos, durante nove meses de 2019, teve 414 casos notificados no Amazonas. Já a sífilis adquirida apresentou 2.773 casos, em que 1.760 eram em homens e 1.013 em mulheres. “É observado no Amazonas o crescimento do número de casos de sífilis adquirida”, afirmou a enfermeira Evelyn.

As hepatites virais registraram 999 casos em 2019, sendo 27 de Hepatite A, 647 de hepatite B, 255 de Hepatite C e 70 de Hepatite D. “As Hepatites Virais são doenças silenciosas de evolução lenta e que, na maioria das vezes, progridem para insuficiência hepática grave, se não houver o tratamento adequado”, explicou a enfermeira.

FOTOS: Divulgação/Susam

Publicidade

Leia mais

Secretário de Saúde realiza visita técnica em Hospitais e Prontos-Socorros durante feriado em Manaus

elayne

Prefeitura oferta vacina contra a Covid-19 em 75 pontos

elayne

UBS Móvel da Prefeitura de Manaus oferta serviços nas proximidades do Museu da Amazônia

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais