Conexão Amazônica
SAÚDE

Susam reforça abastecimento de material cirúrgico e medicamentos no Hospital Francisca Mendes

Publicidade

Após assumir a gestão do Hospital Francisca Mendes, a Secretaria de Estado de Saúde (Susam) iniciou, nesta semana, o abastecimento de Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPMEs) utilizados em cirurgias e procedimentos cardiovasculares, além de medicamentos e produtos para a saúde. Entre terça-feira (14/07) e a manhã desta quarta-feira (15/07), foram entregues pelos fornecedores mais de 200 materiais para cirurgias cardíacas adulto, pediátricas e neonatais. Também estão sendo entregues materiais para procedimentos de hemodinâmica como cateterismo, angioplastia e colocação de marca-passo.

O reforço no abastecimento de OPMEs está entre as medidas adotadas para ampliar a oferta de cirurgias e procedimentos cardiovasculares apresentadas aos membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde, que visitaram a unidade nesta quarta-feira. O deputado Péricles, presidente, e os membros da comissão, Wilker Barreto e Fausto Junior, estavam acompanhados do defensor público Arlindo Gonçalves.

Eles foram recebidos pela direção da unidade e por representantes das áreas técnicas da Susam, que apresentaram o planejamento feito pela secretaria para garantir a continuidade dos serviços no período de transição de gestão.

Segundo a Susam, a capacidade operacional do Hospital Francisca Mendes reduziu por conta das limitações impostas pela pandemia do novo coronavírus quando os atendimentos emergenciais foram priorizados. Desde o dia seis de junho, com o fim do contrato com a Fundação de Apoio Institucional Rio Solimões (Unisol), a Susam passou a gerir a unidade e a assumir todos os contratos de serviços e fornecedores.

Os profissionais que atuavam pela Unisol também precisaram ser contratados para que os serviços não fossem afetados, tendo em vista a expertise dos mesmos.

Materiais e medicamentos – Com a chegada de novos materiais cirúrgicos, a Susam colocará em prática o planejamento para ampliar a oferta de procedimentos. Entre as OPMEs entregues estão conjuntos de Circulação Extracorpórea (CEC), kits de prótese mecânica, válvula biológica mitral e pach pericárdio para cirurgias coronarianas. Os fornecedores também entregaram materiais de embolização, como marca-passo, grades de stents, microbalão, microguia, entre outros.

A Susam também regularizou, em curto espaço de tempo, o abastecimento de medicamentos e de produtos para a saúde na unidade. Segundo a Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), o estoque da unidade estava com 95% de medicamentos e o de químicos cirúrgicos em 93% nesta quarta-feira.

Fotos: Divulgação/Susam

Publicidade

Leia mais

Novo posto de vacinação da Prefeitura de Manaus começa a funcionar no T6

elayne

Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos: 25 Anos de luta contra a automedicação

elayne

Anvisa se reúne com Butantan para tratar de vacinação em crianças

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais