Conexão Amazônica
GERAL

Técnico em administração é opção para quem mira concursos públicos

Publicidade

Para quem busca estabilidade e boa remuneração, os concursos públicos costumam ser uma boa opção de carreira. No funcionalismo, há vagas para setores variados, mas um dos que se destaca mais é o de administração, presente em todos os órgãos nas esferas federal, estadual e municipal, o que comumente resulta em muitas vagas para a área nos editais.

Mas para quem não quer esperar os quatro anos de uma graduação e só depois tentar uma vaga, a alternativa é fazer um curso técnico em administração, cujo tempo de formação é de apenas um ano. A média salarial para técnico na área é R$3.616,92, segundo a plataforma Salário, que usa dados de mais de 160 profissionais com cadastro no site. A plataforma aponta ainda que “o salário no setor público é cerca de 33% maior do que a média no setor privado”.

“Os órgãos têm muita necessidade de contratação desses profissionais, até porque eles são de suma importância para o desenvolvimento da repartição. Muitas vezes, existem vários cargos em setores diferentes para o técnico administrativo. Você pode verificar que todos os concursos em aberto no Amazonas têm oportunidades para essa função, e o quantitativo é grande”, comenta a professora do curso técnico em administração do Centro de Ensino Técnico (Centec), Viviane Melo.

Segundo ela, um dos principais pontos positivos da formação é a duração do curso, 12 meses. Além disso, até mesmo estudantes a partir do segundo ano do ensino médio já podem iniciar os estudos, encurtando ainda mais a distância até a busca por uma vaga no setor público.

“Uma dica interessante é buscar cursos de especialização e de preparo para concursos, porque sabemos que a concorrência em qualquer área é muito grande. Então, esse profissional que pretende uma vaga em órgão público precisa se preparar e focar os estudos em várias áreas, pois acontece de o estudante gabaritar as questões específicas e deixar a desejar em língua portuguesa ou raciocínio lógico”, orienta a professora.

A grade de disciplinas do curso técnico em administração do Centec conta com aulas de língua portuguesa, comunicação para o trabalho e informática básica, além de conhecimentos específicos, como organização empresarial, gestão de pessoas, redação oficial e empreendedorismo e inovação.

Oportunidades

Segundo a plataforma Concursos no Brasil, que cataloga em tempo real as oportunidades no serviço público, atualmente, há mais de 15 concursos em andamento ou previstos para o Amazonas. As oportunidades se dividem em órgãos estaduais, como na Agência de Fomento do Amazonas (Afeam), e federais, a exemplo, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). 

Foto: Marek Levak/Pexels

Publicidade

Leia mais

Dia do farmacêutico: serviços vão além do balcão, ampliando o acesso à saúde

elayne

Câmara aprova urgência para projeto do arcabouço fiscal

elayne

Tiroteio deixa várias vítimas em escola no estado americano do Iowa

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais