Conexão Amazônica
EDUCAÇÃO

Técnico em Segurança do Trabalho tem demanda em crescimento

Publicidade

O Técnico de Segurança no Trabalho é o profissional fundamental para garantir a segurança e proteção dos demais colaboradores de uma empresa. A demanda por técnicos desta área é diretamente proporcional ao crescimento das empresas, uma vez que, por lei, à medida que a empresa aumenta seu quadro de funcionários, deve ampliar também o número de técnicos em segurança do trabalho.

“Então é uma área que nunca tem declínio, porque, diferente do que muitas pessoas pensam, a atuação do Técnico em Segurança do Trabalho não está limitada à indústria, mas há vagas para esse profissional também nos hospitais, na construção civil, nos grandes atacadistas”, disse o Técnico em Segurança do Trabalho e consultor no Centro de Ensino Literatus, José Alfaia de Menezes.

Além disso, há a possibilidade de atuar como consultor, vendedor técnico de Equipamento de Proteção Individual (EPI) e instrutor de treinamentos. “Com as inovações, inclusive de softwares, o Técnico em Segurança do Trabalho tem somado com a sua expertise técnica e dado suporte às necessidades do cliente”, apontou Menezes.

Esse profissional é o responsável por identificar e promover ações para a prevenção de acidentes profissionais ou doenças ocupacionais. É fundamental que o Técnico em Segurança do Trabalho esteja sempre atento a orientar os trabalhadores, durante a rotina da empresa, para que eles possam trabalhar de forma segura, sem prejuízo para a saúde.

Para se manter atrativo no mercado, ele orienta que os profissionais da área busquem fazer cursos de capacitação e, principalmente, pacote Office, pois no dia a dia o Técnico em Segurança do Trabalho vai trabalhar com planilhas e apresentação. Saber usar a internet também é essencial, já que ele vai precisar fazer buscas de leis e normas técnicas.

“Dependendo da empresa também pode ser necessário que ele tenha habilitação porque muitas vezes será necessário se deslocar entre as filiais da empresa. E como a nossa cidade possui uma gama de multinacionais, por causa do Polo Industrial de Manaus, saber o inglês pode ser mais um diferencial”, explicou o consultor do Centro de Ensino Literatus.

O salário inicial do Técnico em Segurança do Trabalho é de R$ 1800, mas conforme for ganhando experiência no mercado pode chegar a ganhar até R$ 4500, dependendo do porte e segmento da empresa. “Sempre ressalto aos meus alunos no início da carreira focar mais na experiência que você vai adquirir, pois, com isso é possível ter poder de barganha para negociar com a empresa”, aponta Menezes.

Publicidade

Leia mais

Lista de espera do Fies fica disponível para consulta até amanhã

elayne

Prefeitura de Manaus realiza reordenamento de matrículas para o ano letivo de 2025

elayne

Governo do Amazonas vai entregar kits de merenda na casa dos alunos da rede estadual

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais