A previsão dos meteorologistas é de que até meados de outubro ocorram poucas chuvas e temperaturas acima da média
Segundo os meteorologistas, o trimestre de julho a setembro é o mais quente do ano, agosto, em especial, o mês mais seco – Foto: Tadeu Rocha/ TH
Agosto tem sido de muito calor, tanto é que as maiores temperaturas do ano, até agora, foram registradas neste mês. Na semana passada, os termômetros passaram dos 35ºC em quatro dos sete dias da semana – os outros dias ficaram entre 32,8ºC e 34,9ºC. De acordo com o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), a temperatura ainda este mês deve chegar a marca de 36ºC, mas o alerta fica mesmo por conta da média para o período, que vai ficar em torno de 33,5ºC, ou seja, com temperatura ainda muito elevada.
Para se ter uma ideia da intensidade de agosto em 2022, na terça-feira, 09/08, Manaus alcançou a temperatura recorde de 35,3ºC, o dia mais quente deste ano. Em seguida vem o registro de 35,2ºC no sábado, 06/08 e domingo 07/08. A série histórica de calor deste ano também tem a segunda-feira, 08/08, com 35ºC.
“Nesse período do ano, as temperaturas são mais elevadas, em decorrência da menor nebulosidade e, consequentemente, redução das chuvas. Pela climatologia, os valores médios mais elevados de temperaturas máximas ocorrem nos meses de setembro e outubro, com valores próximos a 33,5°C. Em dias eventuais, os registros de temperaturas máximas podem ultrapassar os 36°C”, destacaram os meteorologistas do Sipam, Lucas Mendes e Deydila Bonfim.
Recorde
No dia mais quente do ano, até o momento, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou 35,3ºC, com pico de temperatura atingido por volta de 14h. Nas ruas da capital, a sensação de calor beirava os 37ºC.
“Essa semana deu pra sentir que o sol não está de brincadeira. A gente que precisa andar pelas ruas de Manaus sente mais o calor na pele. Eu procuro usar sombrinha, tomar água e sempre que dá procuro um lugar coberto ou com sombra para esperar o ônibus, mas está complicado conviver todos os dias com o sol na cabeça”, disse a aposentada Maria das Neves Souza.
E a população deve ficar em alerta porque há expectativa de mais dias quentes pela frente, isso porque o verão amazônico ainda está em plena atividade e bem longe de terminar.
“Conforme prognóstico descrito no Boletim Climático da Amazônia, as chuvas ficarão acima da média nos setores oeste e noroeste do Amazonas. Para a capital Manaus, os volumes esperados deverão se manter dentro do padrão climatológico, não devendo superar os 100 mm nos meses de agosto e também em setembro”, ressaltou o Sipam.
Os meteorologistas apontam que só a partir de outubro, mês de transição da estação seca para a chuvosa, são esperadas chuvas mais recorrentes ao longo do mês e, portanto, maiores volumes acumulados ao longo de 30 dias.
Até lá vai ser preciso de muita hidratação, protetor solar e roupas que possam cobrir mais a parte do corpo exposta ao sol para evitar doenças de pele como o câncer.
QUADRO
Ranking dos dias mais quentes de 2022
1º: 09 de agosto: 35,3ºC
2º: 06 e 07 de agosto: 35,2ºC
3º: 08 de agosto: 35ºC
4º: 10 de agosto: 34,9ºC
5º: 12 de fevereiro: 34,8ºC
SIGRID AVELINO
fonte: TH