Conexão Amazônica
GERAL

Ter orgasmo durante o sono pode ter haver com a falta de sexo

Publicidade

Por que temos orgasmos dormindo? Há relação com sonhos ou falta de sexo?

Se você é mulher e já teve um orgasmo noturno, provavelmente ficou em dúvida se a experiência foi real ou apenas fruto da sua imaginação. A verdade é que os dois fatores estão conectados. “O fenômeno é geralmente desencadeado por sonhos eróticos, mas é tão verdadeiro quanto um orgasmo com estímulos físicos”, explica a ginecologista Maria Luisa Mendes Nazar, do Hospital Edmundo Vasconcelos.

Publicidade

Já para os homens, a prova de que o orgasmo ocorreu é mais certeira: enquanto nem todas as mulheres acordam com maior lubrificação (já que não necessariamente despertam logo após a experiência), eles têm o sêmen como comprovação. O mecanismo, chamado de polução noturna, tem maior influência fisiológica e é mais comum na faixa da adolescência.

“É uma fase na qual os garotos têm muito desejo sexual e existe uma necessidade ‘mecânica’ do organismo de ejacular por causa da alta produção de espermatozoides”, aponta Nazar. Mas não quer dizer que sonhos picantes não influenciem —também é comum que sejam a experiência que desencadeie o gozo masculino.

Apesar de causas um pouco diferentes, a sensação do orgasmo em homens e mulheres — quando acordados ou dormindo — é algo semelhante em nível muscular, cerebral e hormonal.

Orgasmo noturno significa falta de sexo?

Sim, ficar muito tempo sem relações sexuais pode influenciar no fenômeno. De acordo com a ginecologista Carolina Carvalho, especialista em sexualidade humana pela USP (Universidade de São Paulo) e coordenadora do Projeto Afrodite do Departamento de Ginecologia da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), os sonhos são manifestações do inconsciente e desejos ocultos e fantasias tendem a aparecer.

“Se a pessoa é muito conservadora ou se priva-se de sexo por qualquer razão, os sonhos podem ser um momento de liberação”, indica. Mas o contrário também acontece. Quem é muito sexualmente ativo e está constantemente em contato com o tema, tende a sonhar mais porque o assunto faz parte do cotidiano daquela pessoa.

Há algo a ser feito para desencadear o orgasmo noturno?

Não diretamente. “Se a pessoa dedica tempo à literatura erótica ou passa a consumir algum tipo de pornografia, por exemplo, é provável que sonhe mais com sexo. Mas em geral os sonhos não são algo que conseguimos controlar”, aponta Carvalho.

Publicidade

Leia mais

Novo Portal da Transparência da OAB-AM chega com mais informações e acessibilidade à advocacia amazonense

elayne

Prefeito David Almeida reajusta valores das bolsas do Programa Municipal de Estágio

elayne

Novas placas modulares começam a ser implantadas pela prefeitura nas quadras do CSU do Parque 10

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais