Por que temos orgasmos dormindo? Há relação com sonhos ou falta de sexo?
Se você é mulher e já teve um orgasmo noturno, provavelmente ficou em dúvida se a experiência foi real ou apenas fruto da sua imaginação. A verdade é que os dois fatores estão conectados. “O fenômeno é geralmente desencadeado por sonhos eróticos, mas é tão verdadeiro quanto um orgasmo com estímulos físicos”, explica a ginecologista Maria Luisa Mendes Nazar, do Hospital Edmundo Vasconcelos.
Já para os homens, a prova de que o orgasmo ocorreu é mais certeira: enquanto nem todas as mulheres acordam com maior lubrificação (já que não necessariamente despertam logo após a experiência), eles têm o sêmen como comprovação. O mecanismo, chamado de polução noturna, tem maior influência fisiológica e é mais comum na faixa da adolescência.
“É uma fase na qual os garotos têm muito desejo sexual e existe uma necessidade ‘mecânica’ do organismo de ejacular por causa da alta produção de espermatozoides”, aponta Nazar. Mas não quer dizer que sonhos picantes não influenciem —também é comum que sejam a experiência que desencadeie o gozo masculino.
Apesar de causas um pouco diferentes, a sensação do orgasmo em homens e mulheres — quando acordados ou dormindo — é algo semelhante em nível muscular, cerebral e hormonal.
Orgasmo noturno significa falta de sexo?
Sim, ficar muito tempo sem relações sexuais pode influenciar no fenômeno. De acordo com a ginecologista Carolina Carvalho, especialista em sexualidade humana pela USP (Universidade de São Paulo) e coordenadora do Projeto Afrodite do Departamento de Ginecologia da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), os sonhos são manifestações do inconsciente e desejos ocultos e fantasias tendem a aparecer.
“Se a pessoa é muito conservadora ou se priva-se de sexo por qualquer razão, os sonhos podem ser um momento de liberação”, indica. Mas o contrário também acontece. Quem é muito sexualmente ativo e está constantemente em contato com o tema, tende a sonhar mais porque o assunto faz parte do cotidiano daquela pessoa.
Há algo a ser feito para desencadear o orgasmo noturno?
Não diretamente. “Se a pessoa dedica tempo à literatura erótica ou passa a consumir algum tipo de pornografia, por exemplo, é provável que sonhe mais com sexo. Mas em geral os sonhos não são algo que conseguimos controlar”, aponta Carvalho.