A divulgação informa ainda que o Conselho vai manter o compromisso com o Carnaval de Manaus, mas que o momento requer muita resignação, prudência, amor à vida e ao próximo
O Conselho Diretor do Olímpico Clube, decidiu por unanimidade, cancelar, por mais um ano, a tradicional “Chegada da Boneca Kamélia”, evento que abre oficialmente o Carnaval de Manaus, há mais de oitenta anos, e que deveria ser realizado no próximo dia 8 do mês de janeiro de 2022.
Conforme a diretoria, a decisão se deu em respeito à vida, à saúde, considerando a situação atual das clínicas e hospitais de Manaus, e, principalmente, em cumprimento às orientações das autoridades de saúde pública que lutam incessantemente para conter os casos de Covid-19 e H3N2.
A divulgação informa ainda que o Conselho vai manter o compromisso com o Carnaval de Manaus, mas que o momento requer muita resignação, prudência, amor à vida e ao próximo.
Símbolo
A Kamélia surgiu há cerca de 80 anos e o primeiro baile acontece há 78 anos. Na década de 50, o prefeito Walter Rayol passou a entregar a chave da cidade para a Kamélia, mas nunca chegou a entregar pessoalmente. Na administração de Gilberto Mestrinho, teve início a entrega pessoalmente da chave da cidade, simbolizando a abertura do Carnaval. A tradição é mantida desde 1958.
Atualmente a Chegada da Kamélia representa a abertura oficial do Carnaval de Manaus. O reconhecimento foi instituído por lei em 2013 pelo prefeito Arthur Virgílio Neto. Em 2015, a Kamélia foi declarada Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Amazonas, marco para a história do Carnaval de salão na história de Manaus.