Um trecho da avenida Max Teixeira, no sentido bairro/Centro, na entrada do conjunto Manoa, zona Norte, será interditado neste sábado, 10/10, para mais uma etapa dos trabalhos do complexo Viário Professora Isabel Victoria, em construção pela Prefeitura de Manaus. O início do bloqueio no trânsito está previsto para as 13h e se estenderá até 17h do mesmo dia.
Agentes de trânsito do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) vão monitorar a interdição e orientar condutores no local. O transporte público também será desviado na área da obra. “O transtorno é temporário e, no mesmo dia, o trânsito será liberado. A população, em breve, poderá usufruir do complexo viário construído na gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto, que vai, definitivamente, dar mais fluidez ao tráfego naquela área da cidade”, afirmou o diretor-presidente do IMMU, Francisco Bezerra.
Segundo a Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seminf), a obra do complexo viário está prevista para ser entregue em novembro. Os trabalhos estão em fase de conclusão e a interdição deste sábado será necessária para a execução dos serviços de içamento das vigas. “Essa é uma obra que irá melhorar muito a mobilidade urbana em toda cidade e, principalmente, naquele trecho. Estamos trabalhando a todo vapor. O sistema binário, que envolve os bairros Mundo Novo e Manoa, já estão com suas obras praticamente concluídas”, explicou o secretário municipal de Infraestrutura, Kelton Aguiar.
No sentido bairro/Centro, há três opções para desviar da obra: seguir pela Noel Nutels, entrando à direita na avenida Atroaris e, assim, chegar na avenida Francisco Queiroz e voltar para a Max Teixeira. Outra opção é acessar a avenida Guaranás, em direção à Baixada Fluminense, entrar à direita na rua Fênix e alcançar a avenida Governador José Lindoso (conhecida como avenida das Torres), para seguir em direção ao Centro. A terceira alternativa é fazer o retorno na avenida Noel Nutels, no sentido T3 e, assim, acessar à direita em direção à avenida Timbiras, seguindo em direção à avenida Governador José Lindoso, conhecida como avenida das Torres.
Transporte público
No itinerário bairro/centro, às linhas 014, 028, 031, 033, 038, 059, 319, 414, 416, 450, 641, 300, 319, 357, 448 e 640 seguem o itinerário normal até a avenida Noel Nutels e pegam à direita na avenida Atroaris. Em seguida, as linhas trafegam pela rua Professor Manoel Belém, avenida Francisco Queiroz e acessam à avenida Max Teixeira, de onde seguem os itinerários normais.
As linhas 032, 034, 051, 304, no sentido Terminal 3 (T3), para o conjunto Manoa, também sofrerão alterações. O itinerário segue normal até a avenida Noel Nutels e, em seguida, entra à direita na avenida Atroaris, rua Professor Manoel Belém e avenida Francisco Queiroz, seguindo a rota habitual.
A linha 056 também foi alterada no sentido Terminal 3/Manoa. A linha fica normal até a avenida Noel Nutels, entrando à direita na avenida Atroaris e seguindo pela rua Professor Manoel Belém, avenida Francisco Queiroz, rua Professora Emília Grana, rua Dom Ronaldo de Seixas, rua E, rua A5, rua A7, rua 15, rua 17, rua Espelho das Águas, rua 21, rua Araracruz, rua 23, rua Professor Manoel Belém, avenida Atroaris, avenida Noel Nutels e, em seguida, prossegue no itinerário normal.
Texto – Assessoria do IMMU / Seminf
Foto – Alex Pazuello / Semcom