Conexão Amazônica
SAÚDE

Tratamento menos invasivo para próstata aumentada agora é realizado no Brasil

Pensioner signing examination report in medical cabinet with doctor, wearing face mask. Elder man doing signature on form, meeting with general practitioner at checkup consultation.
Publicidade

Procedimento conhecido como Rezum é feito sem anestesia e não requer internamento

A partir dos 40 anos de idade, é comum o aumento da próstata. Essa glândula masculina é responsável pela produção do sêmen, líquido que nutre os espermatozoides. Mas esse aumento, chamado de Hiperplasia Benigna da Próstata (HBP), pode levar a problemas urinários, como uma maior necessidade de urinar, inclusive tendo de levantar muitas vezes durante a madrugada para fazer xixi, e a diminuição da força do jato urinário. 

Publicidade

O tratamento tradicional da HBP prevê a administração de medicamentos de uso contínuo ou a realização de procedimentos que podem causar prejuízo à função sexual. No entanto, neste ano, um novo tratamento chegou ao Brasil e está sendo realizado de forma pioneira em alguns hospitais do país. Esse procedimento não necessita de anestesia nem da internação do paciente.

Tecnologia e precisão 

A técnica Rezum, aplicada nos Estados Unidos desde 2015, utiliza vapor de água para que a próstata volte ao normal ou, ao menos, diminua de tamanho. “O vapor é injetado dentro da próstata a uma temperatura, local e profundidade adequadas. Uma máquina realiza todo esse processo pelo canal urinário, com sedação simples. O paciente fica dormindo durante o procedimento, por cerca de 20 minutos, e pode voltar para casa logo depois”, explica o urologista do Hospital São Marcelino Champagnat, Mark Neumaier, que tem usado a técnica no hospital. Uma das principais vantagens do tratamento é a preservação da ejaculação. “É um procedimento bem menos invasivo, que possibilita o retorno das atividades habituais de maneira bem mais rápida”, complementa.

Indicação de tratamento

A próstata aumentada normalmente está ligada ao envelhecimento do homem. A técnica Rezum é indicada para pacientes com HBP ou que tenham sintomas de jato urinário mais fraco, necessidade de urinar com grande frequência e necessidade de acordar várias vezes durante a madrugada para fazer xixi. O procedimento também é aconselhável para homens que usam medicamento para a próstata aumentada e querem suspender o tratamento. 

Publicidade

Leia mais

Prefeitura oferta vacina contra dengue em oito unidades de saúde neste sábado, 2/3

elayne

Prefeitura de Manaus mobiliza população masculina da zona Norte para cuidados com a saúde

elayne

Curva nacional de casos de covid-19 mantém-se em queda, diz InfoGripe

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais