Conexão Amazônica
SAÚDE

‘Tuberculose Latente’ é tema de capacitação para médicos da rede municipal

Publicidade

Médicos da rede de saúde do município de Manaus participaram, nesta sexta-feira, 21/7, no Complexo de Saúde Oeste, bairro da Paz, de uma capacitação sobre “Tuberculose Latente”. A programação foi direcionada para 13 médicos que ingressaram recentemente na Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio do programa Mais Médicos e do último concurso realizado pela Prefeitura de Manaus.

A técnica do Núcleo de Controle de Tuberculose da Semsa, enfermeira Dinah Cordeiro, explicou que a capacitação, realizada com o apoio do Distrito de Saúde Oeste, teve como objetivo reforçar e atualizar as recomendações no fluxo de atendimento e protocolos que devem ser seguidos para a identificação da Infecção Latente por Tuberculose e no Tratamento Preventivo da Tuberculose.

Publicidade

“Um cuidado que existe é orientar os médicos sobre a importância do acompanhamento e avaliação dos contatos do paciente com tuberculose ativa, que são as pessoas que têm contato íntimo e prolongado com a pessoa diagnosticada com tuberculose. Esses contatos devem ser avaliados, porque também podem ter a doença ativa e precisam iniciar o tratamento, ou podem ter a infecção latente por tuberculose, que ocorre quando há infecção pelo Mycobacterium tuberculosis, mas não a doença ativa”, informou Dinah.

No ano passado, 1.207 pessoas realizaram o tratamento para Infecção Latente pelo Mycobacterium tuberculosis (ILTB) no município de Manaus. Entre janeiro e junho deste ano, o número de tratamentos chegou a 680.

“São pessoas que poderiam desenvolver a doença no futuro, mas que receberam tratamento preventivo e não estão mais em risco de desenvolver a tuberculose. A recomendação do Ministério da Saúde é que a proporção de contatos examinados seja de 70%. A Semsa tem avançado para atingir esse indicador em Manaus buscando a melhoria na oferta de exames, mas o município registra ainda 66,2% dos contatos examinados”, destacou Dinah Cordeiro.

Em relação aos casos de tuberculose, Manaus registrou 1.135 casos novos este ano e 2.653 casos no ano passado.

Segundo a enfermeira, em outro momento a Semsa também vai promover a capacitação em relação à tuberculose ativa, com orientações sobre a identificação de sintomáticos respiratórios, que são as pessoas que apresentam tosse por duas semanas ou mais, e o manejo clínico dos pacientes com tuberculose.

A médica Zilda Maria Tejada Steckelberg, que atua há dois meses na equipe da Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) – Oeste 48, bairro Tarumã, participou da capacitação e reforçou a importância das orientações para os profissionais de saúde.

“Eu estava ansiosa por essa atualização. É importantíssimo para que a gente saiba melhor sobre os fluxos, protocolos e quem procurar para ter uma comunicação mais direta com os Distritos de Saúde. Com isso, será possível oferecer um atendimento mais ágil para os pacientes e também para que o próprio município possa mobilizar os serviços para combater as enfermidades”, afirmou Zilda Maria.

— — —

Texto – Eurivânia Galúcio/Semsa

Fotos – Divulgação/Semsa

Publicidade

Leia mais

Prefeitura intensifica ações de prevenção e controle da hanseníase durante o ‘Janeiro Roxo’

elayne

Pesquisa indica espaço para avançar na adesão de adultos à vacinação

elayne

Prefeito David Almeida entrega Unidade de Saúde da Família no Colônia Terra Nova

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais